Comerciantes de Guarujá sofrem com poeira de obra há mais de um mês e pedem providências

Transtornos na Avenida Tancredo Neves tem prejudicado a venda de mercadorias e afetado a saúde dos funcionários, segundo os lojistas

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/11/20  -  21:55

Para os comerciantes da Avenida Tancredo Neves, os transtornos gerados por conta de uma obra inacabada não parecem ter fim. Eles contam que uma obra para a troca de manilhas foi finalizada há mais de um mês e desde então aguardam por um novo asfalto na via. Enquanto isso, uma grande quantidade de poeira invade os comércios, estragando mercadorias e trazendo prejuízos. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços


Essa sugestão de reportagem foi feita pelo internauta Tiago Primo. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


A situação tem feito os comerciantes se desdobrarem para recuperar o que já estragou, por conta da poeira, e desestimulou os lojistas a colocar os produtos nas vitrines, segundo o relato de Tiago Primo. O comerciante, que é dono de uma loja de roupas, conta que a poeira levanta porque a Avenida ainda não foi asfaltada por completo e suja as mercadorias. Por mais que consiga lavar as roupas, ele não acha certo vender os produtos assim. 


Silvania Gomes também tem uma loja de roupas na mesma avenida e diz que uma solução paliativa foi jogar água na via para diminuir a poeira, mas a alternativa não costuma durar muito, principalmente em dias de sol e que enquanto a solução definitiva não ocorre, os prejuízos continuam "Afetou meu comércio porque a gente não expôs roupa nenhua da nova coleção que chegou. Ta tudo na caixa, já basta tudo que já estragou que estava exposto. Todo mundo que passa lá está reclamamando da poeira”, conta. 


Além da interferência nas vendas, os logistas também tem enfrentado problemas de saúde em razão da poeira. Silvania explica que as pessoas mais alégicas tem sofrido com crises constantes de rinite e sinusite. Ela, inclusive, teve que procurar uma unidade de saúde para amenizar os sintomas.


Os comerciantes também temem um aumento no número de acidentes de trânsito. Além de ter um comércio pelo local, Carlos Eduardo mora na região. Ele conta que o solo parece ser escorregadio para os veículos, principalmente quando chove, e que sem o asfalto o peso dos veículos que passam pode danificar ainda mais o solo “Se fosse uma semana ou duas a gente até entenderia, mas está assim há mais de um mês. É um absurdo”, lamenta o rapaz. 


Os comerciantes também pedem ajuda para esclarecer quem deverá concluir a obra, pois já procuraram a Sabesp e a Prefeitura, mas não conseguiram uma resposta que os deixassem seguros. 



Responsáveis 


A reportagem de ATribuna.com.br procurou a Prefeitura de Guarujá e a Sabesp para entender quem é o responsável pelo término da obra. Em nota, a prefeitura informou que a pavimentação do trecho em que a obra está, na Avenida Tancredo Neves, está a cargo da Sabesp e que a estatal programou para esta semana o recapeamento da faixa onde foi feita a troca de tubulação.


De acordo com a Sabesp, a Avenida Tancredo Neves está recebendo obras para melhoria do sistema de distribuição de água da região. No trecho entre a Rua Pioneiro e a Avenida Lydio Martins Correa as novas tubulações já foram implantadas e os serviços para recomposição do pavimento seguem em andamento, sendo realizados por trechos conforme execução dos trabalhos.


Entre a Rua Pioneiro e a Rua Leopoldo Xavier Filho, a pavimentação já foi executada. Enquanto o trecho seguinte, entre a Rua Leopoldo Xavier Filho e a Avenida Lydio Martins Correa, está sendo avaliado junto à administração municipal para ser programado para os próximos dias. A ciclofaixa existente na Avenida Tancredo Neves será refeita após as equipes finalizarem a pavimentação deste trecho entre a Rua Leopoldo Xavier Filho e a Avenida Lydio Martins Correa.


A Companhia pede a compreensão por eventuais transtornos e ressalta que, no total, o sistema de abastecimento da região será beneficiado com 37,7 km de novas redes e adutoras, além de válvulas, macromedidores e pontos de monitoramento de pressão. Para isso serão investidos R$ 34,9 milhões.


Logo A Tribuna
Newsletter