Avenida vira 'depósito' de entulho e até de animal morto de São Vicente

Morador alerta que descarte irregular na Avenida Vereador Walter Meralato tem sido frequente e causa preocupação

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/09/20  -  19:40
O descarte é feito na Avenida Vereador Walter Meralato
O descarte é feito na Avenida Vereador Walter Meralato   Foto: Leonardo Gomes

Há dois meses, o descarte de entulhos pela Avenida Vereador Walter Meralato, no Humaitá, em São Vicente, tem sido frequente. Segundo Leonardo Gomes, que é morador do bairro, tudo que se pode imaginar já foi descartado por ali, desde armários e sofás até um animal morto. Uma das maiores preocupações é que esse entulho fique espalhado pela avenida, entupindo bueiros e o canal.


Essa sugestão de reportagem foi feita pelo internauta Leonardo Gomes. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


O controlador de acesso conta ainda que teme que os pedestres se machuquem, ao passar pela região, já que os entulhos ficam espalhados pela avenida. Gomes também diz que alguns serviços mais gerais também são necessários, como poda do mato, reparos no canal e instalação de lixeiras pela região.


'Assine o Portal A Tribuna agora mesmo e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos'


O morador diz ainda que tem dificuldade em achar a forma correta de chamar um órgão para fiscalizar ou para agendar a retirada do lixo. Gomes acredita ainda que mostrar a situação para a população pode servir para conscientizá-la e impedir que o lixo seja descartado de maneira incorreta, para que problemas, como o entupimento dos bueiros, sejam evitados.


A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), informa que o Município tem um cronograma diário de limpeza nos bairros, que também contempla solicitação de munícipes e serviços de urgência.


No caso da Avenida Vereador Walter Meralato, a área havia passado recentemente por limpeza. De qualquer forma, a Zeladoria Municipal enviará nesta quinta-feira (10) uma equipe ao local para efetuar os serviços necessários.


A Prefeitura diz ainda que é de suma importância a colaboração dos munícipes no descarte correto dos resíduos para que não ocorra a obstrução das galerias e canais. O acúmulo de lixo em áreas públicas contribui para os alagamentos em períodos de chuva.


Vale lembrar que São Vicente conta com Coleta Seletiva para lixo reciclável nos bairros, conforme cronograma, de segunda a sexta-feira, e mantém, ainda, Ecopontos, que coletam o material reciclável. As unidades ficam na Avenida Paulo Horneaux de Moura, 101, na Cidade Náutica; Avenida Juiz de Fora, 48, Vila Voturuá; e Avenida Ulisses Guimarães, 211, no Jardim Rio Branco. O funcionamento é das 9 às 17 horas, com intervalo para almoço das equipes de serviço.


Já por meio do Cata Treco, o munícipe pode agendar a retirada gratuita de móveis e eletrodomésticos usados, bem como restos da Construção Civil (RCC) - até cinco sacos. O agendamento pode ser feito por meio do WhatsApp 99195-7334 e dos telefones 3461-2756 (Área Insular) e 3566-6546 (Área Continental), de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Após fazer a solicitação, o morador recebe um número de protocolo, que deve ser colocado junto ao material a ser descartado.


Logo A Tribuna
Newsletter