Ônibus deixam de circular e moradores andam até 10 quilômetros no litoral de SP

Reclamação foi enviada para a redação de A Tribuna pela internauta Mayara Martins. Moradores mais afetados são os da área rural de Iguape

Por: Carolina Faccioli  -  24/08/20  -  14:28
  Foto: Arquivo Pessoal

Desde o início da pandemia, moradores do litoral de São Paulo têm enfrentado problemas com a redução dos ônibus intermunicipais na região de Iguape. Segundo os municipes, os ônibus deixaram de passar pela estrada do Jairê, fazendo com que a população da região tenha que andar, em média, dez quilômetros até o próximo ponto de parada.


Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Mayara Monteiro Martins. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Mayara, que mora em Pariquera-Açu, afirma que toda vez que vai visitar o avô, em Iguape, precisa andar cerca de 10 quilômetros para chegar até o ponto mais próximo na volta para casa. Segundo a jovem, esse ônibus parou de passar pela estrada no início da pandemia, o que dificultou bastante a locomoção de quem mora por ali. “Ficamos dependentes de taxi, carona ou bicicleta”, afirma.


Simone Molina Santos, que mora na mesma região que o avô de Mayara, relatou que chega a gastar até R$ 120 em taxi para conseguir chegar às regiões mais comerciais de Pariquera. “Tenho que ficar dependendo de um táxi pAra ir ao médico, mas se eu não tiver dinheiro para o taxi não tem como ir”, disse ela.


Simone ainda falou que os moradores da região não têm ficado muito satisfeitos com a empresa de ônibus, que há alguns meses não estava passando, alegando que a estrada precisava de melhorias.


O que diz a Artesp


A Artesp, que é a responsável pelo trecho, informou que em razão dos cuidados com o distanciamento social impostos pela pandemia do coronavírus, estabeleceu um Protocolo Temporário, que está disponível no site. Estabelecendo assim, critérios para readequação operacional das linhas de transporte intermunicipal.


Ainda segundo a Artesp, além de medidas preventivas para impedir a contaminação pelo coronavírus, as empresas podem suprimir viagens e horários, levando em consideração a baixa demanda. A Vallesul Transportes opera duas linhas intermunicipais no trecho de Registro - Pariquera-Açu - Iguape. A linha rodoviária 8159 está em funcionamento com redução de horário, enquanto a linha suburbana 8992 está temporariamente com circulação suspensa. A interrupção temporária do serviço dessa linha deve-se principalmente à redução de passageiros, uma vez que o serviço é autofinanciado pelo pagamento de tarifa.


Para usar o ônibus intermunicipal 8159, a população da cidade pode utilizar o serviço municipal de transporte para deslocamento até o Terminal Rodoviário de Iguape, ponto de partida da linha em operação.


Logo A Tribuna
Newsletter