Vai a Portugal? Passe no Alentejo

Região é uma das mais tradicionais do país

Por: Redação  -  14/11/21  -  15:23
 As ruas medievais de Évora, onde o viajante se perde – no bom sentido – para encontrar a História viva
As ruas medievais de Évora, onde o viajante se perde – no bom sentido – para encontrar a História viva   Foto: Divulgação

Vai a Portugal? Não, se não passar pelo Alentejo. Maior e mais autêntica região de Portugal, compreende um território ao sul de Lisboa, que se estende desde o litoral até a fronteira com a Espanha. A maior cidade é Évora e está distante apenas 1h30 de carro da capital. Por isso, o destino se torna perfeito para uma escapada durante uma visita a Portugal. Então embarque em uma viagem para vivenciar uma cultura rica, tesouros históricos e experiências inesquecíveis, em um roteiro de cinco dias.


Dia 1: Évora

Aproveite para fazer um passeio pelo encantador centro histórico, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Inicie pelo cartão postal no coração da cidade, o templo romano. Faça o tour pela catedral, que leva até o telhado, de onde se tem uma vista incrível. Não deixe de visitar o Museu de Évora e apreciar as lojinhas da Rua 5 de Outubro, com o melhor do artesanato alentejano. Na sequência, visite a sinistra Capela dos Ossos, um dos pontos turísticos mais visitados. Para encerrar o dia, o destino proporciona opções para todos os gostos, com restaurantes, bares e pubs.


Dias 2 e 3: Monsaraz

É hora de pegar estrada e continuar a viagem para Monsaraz, uma pequena vila medieval. Caminhe pelas ruas de pedra e casinhas brancas. A principal atração é o Castelo de Monsaraz, patrimônio preservado do século 14, de onde é possível ter uma vista panorâmica dos campos e do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. E é aqui que também se pode presenciar um dos mais belos momentos do Alentejo: o pôr do sol. Há o Observatório do Lago Alqueva, um lugar agradável e protegido da poluição luminosa das grandes cidades, onde os turistas podem descobrir e explorar o universo. Ao amanhecer, voar em um balão de ar quente é uma oportunidade incrível de ver do alto as planícies e paisagens locais.


Dia 4: Elvas e Estremoz

Continuando o roteiro, o próximo destino é Elvas, que impressiona. Primeiro, porque a cidade conta com a maior fortificação abaluartada no mundo. E, segundo, pois chama atenção por sua história: foi preciso quase 30 anos, 6 mil homens, 4 mil animais e 120 mil moedas de ouro para construir o Forte de Nossa Senhora da Graça, uma de suas principais atrações. Elvas é uma verdadeira obra-prima da arquitetura militar. O destino conta com uma estrutura defensiva em forma de estrela simplesmente fascinante. Não é à toa que recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco. Após conhecer o forte, siga para a próxima parada, que é Estremoz, a 20 minutos de distância. A cidade tem ótimos restaurantes que preparam pratos típicos e excelentes rótulos de vinhos alentejanos.


Dia 5: Estremoz

Depois do café da manhã, partida para conhecer a última cidade do roteiro, ligada ao mármore e que mais parece uma vila encantada. De fato, Estremoz é dividida em duas: uma parte está dentro das muralhas centenárias, onde ficam o Castelo de Estremoz e inúmeras casinhas medievais; fora das muralhas, no entanto, o que se vê é uma cidade moderna. Por isso, o passeio começa no centro histórico, para ver de perto o castelo e a famosa Torre das Três Coroas, feita em mármore branco e com 27 metros de altura. Outras atrações próximas são o Convento de São Francisco e o Convento dos Congregados.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter