Turismo encara 'viagem para nova realidade' em meio a ambiente de isolamento social

Setor encara desafio de oferecer segurança e manter qualidade de atendimento

Por: Da Redação  -  05/07/20  -  23:20
Partiu, turismo: viagem para nova realidade.
Partiu, turismo: viagem para nova realidade.   Foto: Matheus Tagé/AT

Viajar é algo que vai muito além do simples deslocamento entre dois locais. De um modo geral, é quando rumamos para algum destino turístico, ou mesmo a trabalho, para atender a um compromisso. Pois o “contrato não-formal” assumido por todo o planeta, o de vencer a pandemia do novo coronavírus, mudou tudo. Interrompeu planos, projetos e, claro, viagens. Mas há condições de rumarmos em segurança para o “novo normal”, o porto de chegada em tempos de Covid-19. 


Pois o Turismo, um dos pilares da economia da Baixada Santista e responsável por mais de 8% do PIB nacional, foi debatido pelo projeto A Região Em Pauta, do Grupo Tribuna. A live na última segunda-feira, comandado pela editora-chefe Arminda Augusto, teve a participação da editora Carla Zomignani, além de profissionais do setor. O encontro está disponível no Facebook e este caderno complementa as ideias debatidas.


Em comum entre os participantes, a ideia de que tudo vai passar: e o setor poderá recuperar sua melhor performance, mas respeitando todos os cuidados exigidos pela nova realidade sanitária global.


“No meu período de Bureau (15 anos), nunca passei por isso. É inédito, em todas as circunstâncias, na nossa indústria. Mas temos uma visão sobre o assunto que é bem objetiva: tudo passa. A questão é o tempo em que vai passar – e o quanto as pessoas e as empresas vão sobreviver.”, opina Toni Sando, presidente do São Paulo Convention &Visitors Bureau (SPCVB).


Presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz atesta a situação delicada do setor aéreo, mas confirma que já vem fazendo sua “lição de casa”. Quanto à segurança ao voar. “Há aproximadamente cinco semanas, começamos um debate com a Anvisa e com a Anac, liderado pelos nosso médicos e pelos técnicos de saúde brasileiros, numa articulação com técnicos e médicos estrangeiros.”, comenta.


“Não tivemos ainda a preocupação de custear este investimento. No momento, toda nossa prioridade é para implantar protocolos, o mais rápido possível, a fim de permitir que as pessoas volte ma voar com segurança. Haverá um custo, sim. Mas estamos dispostos a absorver”, complementa.


Já Ricardo Roman Jr, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP), também garante que os cuidados para o setor hoteleiro também estão prontos para o momento em que os visitantes puderem voltar a se hospedar.


“Ajudamos a implantar os protocolos no Estado de São Paulo. Não há muito o que fazer nesse momento, a não ser preparar os hotéis seguros para receber os turistas”. O embarque rumo ao “novo normal”, na prática, já começou. 


Logo A Tribuna
Newsletter