Tour virtual pelos museus mundo afora

Em tempos de pandemia, que tal fazer uma viagem sem sair de casa?

Por: Da Redação  -  23/03/20  -  17:31
Capela Sistina, na Cidade do Vaticano, é uma das atrações que você pode visitar sem sair de casa
Capela Sistina, na Cidade do Vaticano, é uma das atrações que você pode visitar sem sair de casa   Foto: Divulgação

A tecnologia também está a serviço de quem aprecia museus. Cada vez mais, as instituições têm investido na digitalização de suas obras e espaços, para que as pessoas possam fazer visitas virtuais ou até mesmo por meio de aplicativos. Confira alguns deles abaixo e boa viagem! 


1- Capela Sistina 


Visitar a Itália e não conhecer a Capela Sistina, no Vaticano, é quase a mesma coisa que ir a Paris e não ir à Torre Eiffel. A pequena igreja fica dentro do Palácio Apostólico, residência oficial do papa. Sua decoração é um espetáculo à parte, com afrescos pintados pelos mais grandiosos artistas da Renascença. Entre eles, Michelangelo, claro. 


2- Museu Imperial 


Localizado em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, o Museu Imperial possui o principal acervo do Brasil Império, com destaque para a época do Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivos e bibliografias. 


3-Museu Nacional do Iraque 


Obras da civilização mesopotâmica são o destaque do Museu Nacional do Iraque, situado na capital Bagdá. A visita pelo site é dividida por oito salas, que mostram diferentes épocas. 


4- Pinacoteca do Estado 


A Pinacoteca do Estado, em São Paulo, é um museu de artes visuais com obras brasileiras desde o século 19 até os dias de hoje. Desenvolvido em parceria com o Google Cultural Institute e disponível para download no Google Play, o aplicativo do museu traz os detalhes das principais obras do local, além de mostrar o acervo e as exposições que acontecem por lá com textos explicativos e visitas virtuais narradas pelos curadores da Pinacoteca. 


5- Museu da Casa Portinari 


Instalado na casa onde Cândido Portinari morou durante a infância e juventude, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, no Interior, representa o vínculo do artista com sua terra natal. Por lá é possível conferir obras do artista, objetos e móveis que foram usados por ele. 


6- Museu Oscar Niemeyer 


O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR), é composto por dois prédios, instalado em uma área de 35 mil metros quadrados. É conhecido como o “museu do olho”, por conta do design. Por lá, exposições voltadas para artes plásticas, design, arquitetura e urbanismo. 


7- Teatro-Museu Dalí 


O Museu Dali, em Figueres, na Catalunha, na Espanha,era um antigo teatro da cidade do artista, que foi bombardeado na Guerra Civil Espanhola. Na década de 1960, Salvador Dalí e o prefeito da cidade na época decidiram reconstruí-lo. Ele abriga o acervo de obras do artista, incluindo esculturas, colagens, mobiliário etc. 


8- Museu do Louvre  


Não dá para perder a oportunidade de conhecer o museu mais visitado do mundo, Louvre, em Paris. Lá é possível ver o pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, a “Mona Lisa”, “Vitória de Samotrácia”, “Vénus de Milo” e as enormes coleções de arte do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens. 


9- Museu Americano de História Natural 


As crianças costumam adorar o Museu Americano de História Natural de Nova York, nos Estados Unidos. Animais enormes em ambientes 3D, dinossauros, história da Terra e muitas outras curiosidades imperdíveis. O local serviu de cenário para a gravação do filme <CF71>Uma Noite no Museu. 


Logo A Tribuna
Newsletter