Sites e aplicativos facilitam as reservas

Muitos pacotes de viagens já incluem rotas a bordo de trens. Mas quem quiser se aventurar, pode lançar mão das facilidades virtuais

Por: Marcelo Santos & Editor &  -  15/09/19  -  23:38
  Foto: Marcelo Santos / Arquivo Pessoal

É possível que alguns pacotes tenham viagens de trem incluídas, mas você mesmo pode se aventurar nos sites das companhias. A forma mais fácil é baixar aplicativos que buscam as opções de horários, tal como o Kayak, da aviação. Alguns cobram tarifas até caras, em outros, o preço é o mesmo da empresa.


Primeira dica: uns dois meses antes de tirar férias, comece a comprar as passagens, pois as promoções começam a aparecer. Antes de usar aplicativo de passagem, entre no site da companhia para ver qual está mais barato. Cuidado no Google – provavelmente os apps comparadores aparecerão primeiro. Desça mais até achar a companhia.


É difícil, admite-se, pois há a barreira da língua. No site da empresa (por exemplo, SNCF na França ou Renfe na Espanha, procure nos cantos da página para encontrar a bandeira da língua preferida. Se for só o português, fotografe pelo tradutor do Google mesmo. Ou faça a opção do Google Chrome para traduzir automaticamente para o português.


No trecho Suíça-Itália-França-Espanha, o mais prático foi comprar pelo app Trainline, que não cobrou tarifa no meu caso, mas há concorrentes. Esses apps baixam os bilhetes no celular. Depois é só abri-los sem precisar de internet. Outra dica: imprima também – vai que sua bateria acabe ou perca o celular.


Para efetuar a compra, configure o app para dólar ou euro. O Nubank sugere não usar a modalidade em reais nos sites estrangeiros, para evitar reconversão de moeda.


No trem, mostre o bilhete digital no celular ou impresso ao cobrador. Se em algumas estações, como é o caso da Itália, você ver passageiros com bilhetes de cartões pequenos na mão, colocando-o sem uma máquina, não se preocupe. São passagens compradas em caixas automáticos que precisam ser validadas antes do embarque.


Não há como validar bilhetes digitais ou em papel A4. Você não será punido por isso. Aliás, as multas são elevadas para quem viajar sem validar o bilhete de cartão. Não adianta dizer ‘puxa, eu não sabia’.


Caso embarque em um trem errado ou desça onde não devia, ou ainda decida ir a um lugar que não tinha planejado, basta comprar uma passagem avulsa.


Provavelmente você não encontrará guichês com funcionários, exceto nas cidades maiores – geralmente são para dar informações. O usual é utilizar uma máquina – acrescente moedas ou notas ou utilize cartão de crédito.


Não se apavore se não conseguir, pedindo ajuda a funcionários ou passageiros aparentemente simpáticos. Mesmo moradores do destino turístico também se atrapalham.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter