Praga, a bela Coroa do Mundo

Histórica e vibrante, a capital da República Tcheca é considerada uma das mais belas cidades europeias

Por: Maurício Nunes & Especial para A Tribuna &  -  08/11/20  -  16:35
Praga, a bela Coroa do Mundo
Praga, a bela Coroa do Mundo   Foto: Adobe Stock

Praga, a capital da República Tcheca é, sem dúvida, uma das mais charmosas, coloridas e belas cidades da Europa. De tão fascinante, fez até com que o coração negro de Hitler se apaixonasse por ela. Reza a lenda que em algum momento ele até tenha se permitido que a beleza misteriosa de Praga interrompesse seu desprezo pela humanidade.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços! 


Conhecida como Cidade das Cem Torres ou a Coroa do Mundo, Praga é magnífica e oferece muita cultura, excelente gastronomia, a melhor cerveja do planeta, história em cada esquina e uma arquitetura impressionante, a começar pelo Castelo de Praga, o maior castelo do globo.


Fundada por volta de 880 pelo Príncipe Borivoj, a propriedade possui uma área de quase 70 mil  em uma composição de palácios, edifícios eclesiásticos e construções de vários estilos arquitetônicos. Os destaques ficam para a Catedral de São Vito, o Palácio Real e a pitoresca Golden Lane, uma pequena vila onde há intrigantes lendas alquimistas, um museu da Idade Média, forrado de armaduras, e ainda uma pequena casa onde Franz Kafka trabalhou.


Dos jardins do Castelo de Praga é possível desfrutar de uma vista única e panorâmica da cidade, com seus pitorescos telhados vermelhos.


A famosa Ponte Charles, construída no século 14, mas inaugurada apenas no século seguinte, liga a cidade Velha à Cidade Nova, atravessando – com seus 516 metros, 16 arcos e muitas estátuas – o Rio Moldava (ou Vltava). É uma das pontes mais fotografadas no mundo, mas para se conseguir uma bela pose, prepare-se para madrugar, pois o número de turistas, artistas e tchecos que a atravessam diariamente é gigantesco.


Centro medieval 


Praticamente poupado pela II Guerra, o centro medieval de Praga com suas ruas de paralelepípedos, pátios murados, diversas igrejas e vielas estreitas criam um cenário romântico, enquanto pelos arredores vale a visita às lojas de marionetes (tradição de Praga), tavernas com as melhores cervejas, o famoso Bambino di Praga, e o Museu Kafka, que vale muito a pena ser visitado.


O Lennon Wall, famoso paredão onde uma imagem de John Lennon foi pintada pela primeira vez após seu assassinato em dezembro de 1980, tornou-se local privilegiado para grafites políticos inspirados nos Beatles e uma caixa de ressonância para jovens descontentes. É possível até escrever o seu nome na parede, se assim desejar.


Praga é história, mas também moderna, vibrante e, sem qualquer dúvida, impossível de se visitar apenas uma vez. Você sempre vai querer mais e mais.


Centro Histórico integra a lista de patrimônios da Unesco


O Centro Histórico de Praga está na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1992 e, por si só, já é uma atração fabulosa. Bares, restaurantes, museus, igrejas, feiras de artesanato e as salas de Teatro Negro (sob efeitos de luz negra), mas a atração mais cotada e emblemática do local é o famoso Relógio Astronômico Orloj, um dos marcos mais populares da cidade já há 600 anos e ainda em funcionamento. Nas horas cheias, multidões se aproximam do relógio para ver suas estátuas dos apóstolos, que desfilam pelo relógio. É imperdível.


O Clementinum é um complexo histórico de edifícios que te<CW14>m um observatório que pode ser visitado, mas sua grande atração é a Biblioteca Nacional de Praga, considerada a mais bela biblioteca do mundo. Não é permitido fotografar, mas o tour leva o visitante até as portas do local para uma inesquecível e fantástica experiência entre incontáveis obras literárias que repousam serenas, dando uma certa sacralidade ao lugar.



Gastronomia


A gastronomia na cidade é um espetáculo à parte, pois além de pratos tradicionais, há restaurantes dirigidos por grandes chefs mundiais. No terraço do fabuloso prédio Dancing House, uma dos projetos arquitetônicos mais belos e surreais, onde prédios parecem dançar e, por isto, receberam o apelido de Fred & Ginger, está o restaurante que leva o nome do casal de Hollywood.


E por falar em altura, o Oblaca é um restaurante de alta gastronomia e que oferece uma vista de 360 graus a mais de 200 metros de altura, pois está na torre de Tv Ziskov, uma outra atração da cidade.


Praga é repleta de torres com ponta de ouro, muita magia, encanto de pontes e cúpulas de igreja que se espelham na superfície do Rio Moldava, decorado por inúmeros cisnes que lá habitam há décadas.


Logo A Tribuna
Newsletter