Oriente Médio muito além do turismo religioso

Petra possui ruínas que fazem parte do Patrimônio da Unesco e são uma das sete maravilhas do mundo moderno

Por: Coluna Aviesp  -  24/02/20  -  15:10
Um dos destaques desse lugar é o sítio arqueológico de Petra
Um dos destaques desse lugar é o sítio arqueológico de Petra   Foto: Cristiane Valias/Divulgação

Conhecido por receber uma alta demanda de turismo religioso, o Oriente Médio é o destaque da coluna de hoje. A região se vangloria de muitas histórias, cultura e onipotência arquitetônica de espaços sagrados, como as mesquitas Al Haram (Arábia Saudita), Sultan Ahmed (Turquia), Sheikh Zayed (Emirados Árabes). 


Por lá, diversas civilizações floresceram como os sumérios, acádios, babilônios e assírios; e também foi berço de religiões como o cristianismo, o islamismo e o judaísmo.


Com o clima desértico e semiárido, a Ásia Ocidental proporciona todos os estilos de viagens, desde a clássica religiosa e cultural, até a radical, familiar, entre outros. Mesmo diante de cenários conturbados por conta de áreas estratégicas e questões econômicas, políticas e religiosas, o turismo bateu recordes.


De acordo com informações divulgadas pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o setor nesta região e na África cresceu, em 2018, acima da média global. O Oriente Médio recebeu 64 milhões de turistas em 2018, um aumento de 10% em relação a 2017.


A OMT também prevê que, em 2030, o número de turistas internacionais chegará a 1,8 bilhão de pessoas por ano. E segundo o levantamento do Departamento de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, o Oriente Médio representará 8% desse mercado, ou seja, chegará a cerca de 150 milhões de visitantes anuais.


O mundo árabe proporciona uma viagem com alta hospitalidade e a experiência de explorar uma série de diversidades turísticas. Abaixo, sugerimos algumas cidades que não podem faltar no seu roteiro naquela região.


Cairo


Capital do Egito, às margens do Rio Nilo, com mais de 9,5 milhões de habitantes, é um espetáculo de cultura, beleza e mistérios. Próximo das terras das Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge, do Vale dos Reis, do Templo de Karnak e Hórus, o destino é o sonho de consumo de qualquer turista curioso pela trajetória da civilização humana.


Petra


Um dos destaques desse lugar é o sítio arqueológico de Petra, pequena joia da Jordânia e capital do antigo reino dos Nabateus, fundada em 312 a.C. O local possui ruínas que fazem parte do Patrimônio da Unesco e são uma das sete maravilhas do mundo moderno. Esse lugar foi esculpido literalmente em uma pedra e somente 1% dos 264 km² da área foi explorada. Por isso, a cidade é recheada de mistérios.


Local possui ruínas que fazem parte do Patrimônio da Unesco
Local possui ruínas que fazem parte do Patrimônio da Unesco   Foto: Cristiane Valias/Divulgação

Doha


Outro destino imperdível é o Catar, país sede da Copa do Mundo Fifa 2022. A capital Doha conta com lugares turísticos como o Museu da Arte Islâmica, Aspire Park, The Pearl-Qatar, Doha Corniche, entre outras atrações. O turista poderá comprar em mercados a céu aberto vestimentas típicas da cultura árabe, além de degustar da refinada gastronomia.


Abu Dhabi


A terra da velocidade, Abu Dhabi, nos Emirados Árabes é parada obrigatória para os amantes de corrida, já que a cidade é sede de diversas competições de Fórmula 1 e possui o Museu da Ferrari. Outras atrações da região são o Louvre Abu Dhabi, Palácio dos Emirados, Mesquita do Xeque Zayed, o parque aquático Yas Waterworld, o trajeto de Abu Dhabi Corniche, entre outras.


Antalya


Em meio a deslumbrantes paisagens, Antalya oferece uma experiência mais do especial aos visitantes. Dentre os 8 mil quilômetros de costa e algumas das mais belas praias, se destaca a Konyaalti Beach, com um cenário de tirar o fôlego. O viajante também deve conhecer as Cataratas de Düden, Hadrian's Gate, Yivliminare Mosque, Torre Hidirlik e o famoso aquário Antalya.


Gostou dessas dicas? Então consulte um agente de viagens especializado e programe a sua próxima viagem. Para uma experiência ainda mais segura, consulte a lista de agências associadas à Aviesp na Baixada Santista, por meio do site www.aviesp.com.br.


Logo A Tribuna
Newsletter