Natal especial entre os castelos e palácios da República Tcheca

Flocos de neve vestem os monumentos históricos de gala e convidam os turistas para um programa diferente

Por: Da Redação  -  18/11/19  -  23:39
Palácio Dobríš é famoso pelas visitas tradicionais do Advento ao seu interior
Palácio Dobríš é famoso pelas visitas tradicionais do Advento ao seu interior   Foto: Divulgação / República Tcheca

Quando o Natal se aproxima e os primeiros flocos de neve caem, os castelos e palácios tchecos se vestem de gala. Alguns prepararam para seus visitantes um programa especial de Advento e Natal: visitas a trajes históricos, mercados, interiores decorados e muito mais. Por isso, os tchecos convidam os turistas a desfrutar dos melhores eventos organizados em castelos e palácios tchecos neste Natal.


Mercado no Palácio Dobríš


O Palácio Dobríš fica na Boêmia Central, ao sul de Praga. É famoso pelas visitas tradicionais do Advento ao seu interior, ricamente enfeitado com decorações de Natal. Durante a visita, as pessoas podem aprender mais sobre a história das festividades e saber mais sobre o significado do Advento e seus costumes, além de visitar a exposição de presépios.


O mercado de Natal acontecerá no dia 7 de dezembro, no pátio do palácio. Durante todo o dia haverá pinheiros de Natal no local que, à noite será iluminado com tochas e lanternas venezianas. As visitas ao palácio acontecem todo fim de semana do Advento, até 22 de dezembro.


Árvores no Palácio de Loucen


Os visitantes do Palácio Loucen, na Boêmia Central, perceberão com todos os sentidos a magia do Natal; seja nos quartos decorados ou enquanto passearem pelo parque do palácio, decorado com uma gigantesca coroa do Advento. Este ano, será possível conhecer a história da árvore de Natal, em uma exposição temática do palácio. Nos quartos da residência principesca, se tem acesso aos detalhes da vida da família Thurn, no início do século 20, e ver 18 árvores de Natal, uma diferente da outra. Guias vestidos como membros da nobre família mostrarão o palácio.


Castelo Real de Krivoklát


A paz e tranquilidade da atmosfera natalina tomarão conta dos visitantes na entrada do castelo de Krivoklát. Do período medieval, na Boêmia Central, é um dos castelos mais importantes e majestosos, patrimônio dos príncipes e reis tchecos. Nos fins de semana, nos dias 7 e 8 de dezembro e 14 e 15 do mesmo mês,os visitantes poderão ver aqui quiosques de vários artesãos e fabricantes demonstrando seu trabalho e habilidades.


Padeiros, tecelões de vime, fabricantes de velas, cultivadores de ervas, e ferreiros trabalharão na área natalina do castelo. É possível experimentar também doces tradicionais tchecos, frutas secas, vinho quente,doces ou salsichas. O programa cultural incluirá, é claro, canções de Natal, teatro, apresentações de mágicos ou comediantes.


Advento em Loket


A poucos quilômetros da mundialmente famosa cidade termal, Karlovy Vary, localizada na Boêmia Ocidental, fica a cidade de Loket, com seu castelo gótico de mesmo nome. O castelo fica em uma rocha acima do rio. Este castelo pode ser visitado o ano inteiro, não fecha as portas no inverno, o que é uma grande vantagem. Além disso, no final de semana de 7 a 8 de dezembro, aqui funcionará o tradicional mercado onde será possível respirar o aroma tradicional de vinho quente e licor de mel. E mais: decorações de palha, produtos de renda, artesãos tradicionais.


Ratiborice na Boêmia do Leste


A cidade de Ratiborice, na Boêmia Oriental, está relacionada com a escritora tcheca do século 19, Božena Nemcová, e com sua obra A Avó. De 6 a 8 de dezembro, o palácio da cidade, decorado em estilo natalino, retornará cerca de 200 anos ao passado. Os trabalhadores do palácio se tornarão servos do palácio e mostrarão aos visitantes como era o Natal nos tempos antigos. Um pequeno mercado de Natal será instalado no edifício.


O Advento no Castelo de Bouzov


O Castelo Bouzov, na Morávia, será aberto ao público de 1 a 8 de dezembro,para que os visitantes possam apreciar sua decoração de gala. Os guias explicarão as tradições medievais do Advento que foram seguidas não apenas nas cortes aristocráticas, nos castelos e palácios, mas também nas casas dos vassalos.


Visitar ao Palácio de Hluboká


Aqui a ordem é apreciar a atmosfera mágica que reinará no Palácio Hluboká, no sul da Boêmia, onde pode-se visitar seus interiores. É um dos poucos palácios abertos ao público,durante todo o ano. No inverno, ainda é possível conhecer as suítes privadas das últimas gerações de proprietários de palácios. São vários quartos e salas onde o tema da caça acompanha o visitante todo o tempo. Há ainda a portentosa sala de jantar dos caçadores, no recinto de preparação de alimentos, no escritório, visitará a sala de estar e o quarto do último proprietário particular do palácio, Adolfo Schwarzenberg.


Cozinha em Jindrichuvhradec


No fim de semana de 7 a 8 de dezembro, também pode-se visitar o Palácio da Boêmia do Sul, em Jindrichuv Hradec. O fim de semana será repleto de programas musicais, dança e teatro. As crianças apreciarão demonstrações de aves de rapina e todos certamente vão gostar da visita excepcional à cozinha negra, com 500 anos de idade e funcionando perfeitamente. Não dá para perder também o maior presépio mecânico popular do mundo, inscrito no livro de recordes do Guinness, ou o Nascimento de Krýza, no Museu Jindrichuv Hradec.


Mais informações no site.


Logo A Tribuna
Newsletter