Lazer ao ar livre é o que não falta

Trilhas, cavalo e pesca são algumas opções

Por: Carlota Cafiero & Especial para A Tribuna &  -  09/02/20  -  23:42
O Paiol Grande é um lugar de prazeres simples, de disciplina e de interação real, fora do virtual
O Paiol Grande é um lugar de prazeres simples, de disciplina e de interação real, fora do virtual   Foto: ( Claudio Vitor Vaz/Especial para A Tribuna)

Entre as atividades ao ar livre oferecidas no Acampamento Paiol Grande estão as trilhas até a Pedra Grande e à Cachoeira dos Amores, acompanhados dos monitores. Passeios a cavalo, piscina com toboágua, peladas no campo e pescaria completam as opções de lazer.


Fizemos o passeio até a cachoeira num sábado de manhã. Todos se encontraram bem cedinho, para o desjejum com ovos, pães, frios, leite e café no restaurante.


A caminhada foi descida abaixo, com muito cuidado por causa do barro formado pela chuva do dia anterior. No meio da mata, o canto das cigarras estava bem alto e mexeu com a curiosidade das crianças. “Que barulho é esse?”, perguntou Maria Paula, que pôde conhecer a carapaça de uma cigarra, grudada à casca de uma árvore. Ela ficou fascinada ao saber que o bicho saiu de dentro da casca enquanto cantava.


É preciso muito cuidado com barrancos e uma passagem à beira de um precipício de pedras. A chegada à cachoeira, sob o calor das 11 horas, valeu a pena: a água estava geladinha, sob o sol inclemente.


Nós sentamos nas pedras e colocamos os pés dentro d’água, para refrescar. Só não tivemos coragem de mergulhar, até porque a água estava muito turva, com muitos galhos e folhas por causa da chuva do dia anterior.


A fome já apertava quando retornamos ao acampamento, depois da trilha de volta, bastante íngreme. Soubemos que seria servido um lanche na beira da piscina e foi para lá que corremos. Pão com queijo ou queijo e presunto, maçãs, bananas, sucos naturais, água. Tudo muito gostoso e fresquinho.


O almoço sairia um pouco mais tarde, pois a turma que optou por fazer a trilha até Pedra Grande ainda não havia retornado, e seria servido no pátio do Ranchão – pertinho da piscina.


O almoço foi servido sob tendas, na frente das quais se formou uma longa fila. Todo mundo de sunga e biquíni, com o prato na não, trocando ideias e lembrando os tempos de infância e adolescência no Paiol.


Um morador de Campinas nos contou, todo saudoso, de quando ficou à espera do Cometa Halley, nos anos 1980, no pátio do acampamento, com todos os colegas do chalé. “Ninguém viu cometa algum, mas foi uma bagunça gostosa”, recordou.


No final da tarde, depois de muita piscina e pula-pula, Maria Paula foi à lagoa pescar com o papai. O local fica bem ao lado das baias dos cavalos, onde ela também se divertiu ao assisti-los comer e beber água. Maria fez novos amiguinhos durante a pescaria, mas já fazia bastante frio e voltamos ao chalé para um banho quentinho antes do jantar.


O Acampamento Paiol Grande não é lugar de luxo, mas de prazeres simples, de disciplina e de interação real, fora do universo virtual. Somos instados a participar das atividades coletivas, a fazer parte. Lá, propositadamente, não tem televisão, nem wi-fi. Sinal de celular, esquece (há apenas um sinal fraquinho no topo da colina). É um lugar para resgatar as relações humanas, sobretudo em família.


Aos finais da tarde, enquanto os filhos estão envolvidos nas atividades desenvolvidas para eles, pais e mães se reúnem no alpendre do chalé Estrela, para onde levam bebidas como vinho, champanhe e cerveja, tira-gostos e ali fazem sua rede social, ao vivo! As conversas vão até altas horas, muitas vezes animadas com alguém tocando violão.


No retorno para casa, pegamos a estrada domingo cedinho, para não corrermos o risco de enfrentar congestionamento na volta do feriado do dia 15 de novembro. Já começava a chover, mas a volta foi muito tranquila, com parada para o café da manhã numa padaria no charmoso Centro de São Bento do Sapucaí.


Serviço


Pacote Carnaval


Para o feriado da folia, de 22 a 25 de fevereiro, as diárias por pessoa custam R$ 540,00 (6 a 12 anos); de 12 anos em diante, sobem para R$ 1.080,00. Crianças de até 5 anos são cortesia.


Onde fica


Estrada do Paiol Grande, Km 7, no Bairro Paiol Grande, São Bento do Sapucaí. Telefones: (12) 3971-1579/37 ou 0800- 7711537 E-mail: acampamento@paiolgrande.com.br. Site: www.paiolgrande.com.br


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter