Ilhabela oferece ótimos lugares para ser a ‘segunda casa’ do viajante

A cidade possui diversos receptivos turísticos que fazem passeios náuticos

Por: Reginaldo Pupo, especial para A Tribuna  -  24/10/21  -  13:38
 Lado da ilha voltado para o mar aberto esconde praias ainda mais bonitas
Lado da ilha voltado para o mar aberto esconde praias ainda mais bonitas   Foto: Reginaldo Pupo/Divulgação

Quando se pensa em Ilhabela, o que vem à mente são suas praias lindíssimas com mar azul turquesa, palmeiras que emolduram a orla e os iates, que dão um charme ao lugar. Dizem que o mais bonito está longe dos olhos de quem está no lado em frente ao continente.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


É que o lado da ilha voltado para o mar aberto esconde praias ainda mais bonitas – quase todas selvagens, bucólicas e exóticas. A exceção são aquelas habitadas por caiçaras e pescadores tradicionais, muitos deles descendentes de piratas.


As demais praias localizadas “atrás da ilha”, como dizem os moradores, são acessadas somente por barco. A cidade possui diversos receptivos turísticos que fazem passeios náuticos.


A Aloha Passeios de Lancha em Ilhabela (clique aqui para acessar o site) possui cinco roteiros, com saídas para as praias do norte, do sul e “atrás da ilha”, do Canal de São Sebastião e têm duração entre três a cinco horas. Mas outros destinos também podem ser combinados.


Um dos itinerários tem saída da praia do Saco da Capela, passando pelas praias da Vila, Santa Tereza, Barreiros, Viana, Siriúba, Garapocaia (Pedra dos Sinos), Ponta Azeda, Pinto, Armação e Ponta das Canas, todas no lado norte da ilha. Já para o lado central e sul a lancha passa pelas praias do Pequeá, Engenho D’Água, Itaquanduba, Itaguaçu, Perequê, Ilha das Cabras, Oscar, Praia Brava, Portinho, Feiticeira, Julião, Praia Grande e Curral.


Cacá Alberti, comandante de uma das embarcações, faz paradas estratégicas em praias paradisíacas para que os turistas possam praticar o mergulho ou simplesmente nadar, com todas as medidas de segurança.


Sono na natureza


Depois de uma manhã ou tarde inteira conhecendo as praias “atrás da ilha”, o momento pede um relax. Ilhabela possui estruturada rede hoteleira, com pousadas, hotéis, campings e hostels. De acordo com a Secretaria de Turismo, são ao menos 128 meios de hospedagens legalizados, a maioria pousadas, com 5.170 leitos.


Uma delas, a Refúgio da Harmonia (www.refugiodaharmonia.com.br), está na mais badalada praia de Ilhabela, a do Curral. Mas sua localização está distante do burburinho, o que proporciona momentos de relaxamento ao som dos pássaros que gostam de voar por ali.


As acomodações são equipadas com cama de casal, colchão com molas encapsuladas, prateleira e cabideiro, ar condicionado split, banheiro, TV de LED, frigobar, interfone, mesa com banquinhos e ventilador de teto.


A piscina tem vista para o mar e está cercada por mesinhas e cadeiras para que os hóspedes possam contemplar o por do sol degustando alguns dos 160 rótulos de cachaças artesanais de 10 diferentes estados, uma das paixões do proprietário Michael Coleman, um americano que adotou Ilhabela após se apaixonar pelo lugar. A pousada também é famosa por suas irresistíveis caipirinhas.


A Refúgio da Harmonia fica a apenas 10 minutos a pé da praia do Curral, com seus quiosques, bares e restaurantes.


Não muito distante dali, outro meio de hospedagem também oferece experiência na natureza. A Pousada Praia do Curral (www.pousadapraiado curral.com.br) está em meio à Mata Atlântica e é ideal para quem busca momentos de descanso após desbravar os atrativos turísticos de Ilhabela.


Os apartamentos, que têm 24m2, são aconchegantes e equipados com TV, DVD, ar condicionado, ventilador de teto, frigobar, roupas de cama e banho, ducha elétrica, varanda e entrada privativa.


Destaque para o farto café da manhã, servido à vontade, com sucos, frutas, frios diversos, queijos, cereais, chás, bolos, geleias e pães caseiros preparados com carinho pela Dona Edileusa, tudo acompanhado de saboroso café quentinho. O ambiente tem vista, claro, para a Mata Atlântica.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter