Ilhabela: beleza natural e experiência gastronômica de encher os olhos

Além dos pratos, a vista que os restaurantes proporcionam são um diferencial para quem visita o local

Por: Reginaldo Pupo, especial para A Tribuna  -  31/10/21  -  14:05
 Além dos pratos, a vista que os restaurantes proporcionam são um diferencial
Além dos pratos, a vista que os restaurantes proporcionam são um diferencial   Foto: Jéssica Aquino

Na areia da praia, do alto de uma montanha, com vista para o Atlântico, no interior de um jardim ou em um ambiente harmonioso e bem decorado. São muitas as opções de lugares para se comer bem em Ilhabela. Os pratos são os atores principais, claro, mas a vista que os restaurantes proporcionam são a cereja do bolo.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O fato de estarem localizados em uma ilha faz com que a maioria dos meios gastronômicos ofereça uma vista fantástica, enquanto os pratos são degustados. E, é claro, os frutos do mar são os queridinhos dos turistas e moradores.


Outra característica de Ilhabela é o nível internacional dos restaurantes. Tem italiano, português, alemão, mexicano, japonês, grego, tailandês e até havaiano. Opções para comer bem não faltam, até porque as pizzarias, hamburguerias, bares e food trucks complementam o roteiro gastronômico desta que é considerada a ilha mais charmosa do Brasil.


Um dos restaurantes que oferecem uma vista fantástica do Canal de São Sebastião é o badalado Pimenta de Cheiro, na charmosa Praia do Perequê. Os lugares mais disputados são os localizados no salão externo, que tem vista para o mar. Ao cair da tarde a experiência gastronômica ganha um ingrediente ainda mais especial, que é apreciar o sol se pondo sobre São Sebastião.


O cardápio do Pimenta de Cheiro é recheadíssimo de opções e oferece peixes, camarões e frutos do mar, além de risotos, massas, carnes nobres, porções e sobremesas. Saladas e pratos vegetarianos são as opções para quem busca uma alimentação mais saudável.


Experimente o risoto de camarão com manga, preparado com arroz arbóreo, vinho branco puxado na manteiga com refogado à base de temperos de ervas finas e camarões sete barbas com manga gratinada. Ou o abadejo com molho de camarão, que vão 250g da iguaria, grelhado na chapa, servido com molho de camarões ao sugo e batata frita.


Outra casa cujo visual é um espetáculo à parte é o recém-inaugurado Makai, localizado, simplesmente, em um dos cartões postais da cidade e porta de entrada da ilha para quem chega de barco e pelos navios de cruzeiro. O restaurante possui cozinha brasileira contemporânea, criada pela Chef Sara Areli. As especializadas brazucas recebem um toque asiático O resultado é uma explosão de sabores.


Para frequentar o Makai, é recomendável ir sem pressa, pois além do cardápio variado, o ambiente é bastante aconchegante e a vista para o mar realmente é de tirar o fôlego. Ao cair da tarde, o céu lusco-fusco com as cores avermelhadas, alaranjadas e azuis convida para um drinque refrescante. Pois em Ilhabela, o por do sol não é apenas uma contemplação, é uma celebração. A casa pretende, nas próxima semanas, tornar esse momento ainda mais especial oferecendo como trilha sonora para as experiências gastronômicas um som ao vivo de saxofone.


Um diferencial é que o cardápio traz, junto às opções de pratos, sugestões de vinhos para harmonização e seus respectivos rótulos. Apesar da alta gastronomia, a casa também tem menu executivo. Acompanha mini salada, arroz, feijão carioca com bacon, alho, folha de louro, farofa de banana da terra, cebola. fritas e couve. Neste caso, harmoniza com vinhos malbec e cabernet sauvignon.


 à noita à opções com alta gastronomia e requinte, aliados ao bom gosto
à noita à opções com alta gastronomia e requinte, aliados ao bom gosto   Foto: Jéssica Aquino

Romantismo à noite
Durante o dia alguns restaurantes de Ilhabela capricham para deixar os visitantes de frente para o mar (ou apenas com vista para ele). À noite, o cenário dá espaço para uma pegada mais romântica e tentadora.


A alta gastronomia e o requinte, aliados ao bom gosto, fazem do Restaurante Portinho um lugar único para apreciar as iguarias do cardápio. É à noite que suas nuances se revelam, principalmente no ambiente externo, onde as mesas iluminadas por velas aromáticas deixam o ambiente romântico, perfeito para casais apaixonados.


No interior da casa as luzes tênues iluminam o bar repleto de bebidas para todos os gostos. O som ambiente, regado a piano e jazz, completam o clima agradável do restaurante, que tem foco na gastronomia italiana e grega.


Após pedir um bom vinho, experimente o medalhão com ravioli, feito com muçarela de búfala, molho de tomate fresco, manjericão e azeitonas pretas. Ou o porpetone de carne com molho gorgonzola, amêndoas, rúcula e espaguete napolitano. Para adoçar o término da refeição, a casa indica o araçá cremoso, um sorvete de creme e creme de ricota.


O restaurante Capitano também se destaca pelo seu ambiente acolhedor e intimista. Além do salão interno, os frequentadores também podem fazer a degustação em um jardim ao ar livre.


O Capitano é especializado em gastronomia italiana com pratos preparados com criatividade e respeito às tradições culinárias das diversas regiões da Itália.


O cardápio oferece massas frescas produzidas na casa com farinha napolitana, risotos, carnes, saladas e frutos do mar. Sempre presente uma boa variedade de receitas lactovegetarianas, uma especialidade do cozinheiro.


Todas as semanas são apresentados na lousinha, pratos especiais elaborados de acordo com a estação. No piano bar, variados petiscos com sabor italiano, acompanham seu drinque ao som de boa música.


A carta de vinhos é continuamente enriquecida com novos rótulos escolhidos especialmente pelo chef para acompanhar o menu e garantir a perfeita harmonia com a sua refeição.


Logo A Tribuna
Newsletter