Empresas aéreas adotam novas operações dos voos devido ao Coronavírus

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, não existe uma orientação unificada com relação à remarcação ou reembolso de voos pelas companhias aéreas

Por: Carla Zomignani  -  15/03/20  -  20:52
São Paulo ganhará mais de 400 novos voos em junho
São Paulo ganhará mais de 400 novos voos em junho   Foto: Carlos Nogueira/AT

O mundo está em alerta em função do avanço global do novo Coronavírus (Covid-19). As notícias não param de ser atualizadas, assim como o número de casos, também no Brasil. Em função dessa nova realidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou quarta-feira que a rápida expansão do novo coronavírus já se configura como uma pandemia.

A medida visa, conforme a OMS, colocar os países de prontidão no combate rápido à doença, detectando, testando, tratando, isolando e rastreando os casos. Com isso, quem está com viagem marcada para o exterior nos próximos meses está sem saber o que fazer e sobre seus direitos como consumidor. No que se refere às empresas aéreas, algumas delas já divulgaram seus posicionamentos comerciais.

Segundo o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, não existe uma orientação unificada com relação à remarcação ou reembolso de voos pelas companhias aéreas. “As orientações são de cada empresa. Sempre é uma orientação individual, tratando-sede política comercial. A nossa orientação é sempre: procure a sua empresa aérea diretamente, que eles estão atendendo”, explica Sanoviczs, ao citar que a Latam foi a primeira empresa brasileira a divulgar o prazo para remarcação de viagem internacional, sem custo, para novas reservas, do último dia 6 até o próximo dia 22, em função do coronavírus.

Ao mesmo tempo, a companhia aérea emitiu um comunicado na quinta-feira, onde anunciou que decidiu reduzir em cerca de 30%os voos internacionais devido à baixa demanda e restrições de viagens impostas pelos governos após o avanço do coronavírus. “A medida será aplicada principalmente para voos da América do Sul à Europa e aos EUA, entre 1º de abril e 30 de maio de 2020”, assinala anota, que ainda salienta “a manutenção de rígidos protocolos de segurança e higiene” nas aeronaves.

Air France


Também a Air France/KLM informou estar fazendo “todo o possível para ajudar os clientes e permitir que eles adiem ou cancelem viagens planejadas para/de áreas com risco de exposição”.

A companhia divulgou também que está estendendo essas medidas para toda a rede, para reservas novas e já feitas. “Para todas as reservas feitas antes de 31 de março de 2020, oferecemos a possibilidade de adiar sua data de partida até 31 de maio de 2020, gratuitamente. Se o seu bilhete já estiver reservado, você pode adiar sua partida gratuitamente até 31 de maio de 2020”, conforme as regras estabelecidas no tipo de reserva.

O pedido pode ser feito via site ou junto aos agentes de viagem, se a reserva tiver sido feita por eles. “Nesses casos, forneceremos a você um voucher não reembolsável, válido por um ano e que pode ser usado no voo da Air France, KLM ou de nosso parceiro”, alerta a empresa.

Gol 


Já a Gol Linhas Aéreas divulgou a seguinte nota: “Em atenção aos clientes que voam GOL, a companhia reitera que cumpre todos regulamentos estabelecidos pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e reforça que toda a sua equipe de atendimento, em solo, no ar e nos canais digitais, está a postos para sanar quaisquer dúvidas sobre viagens. Informações podem ser obtidas no site, aplicativo e pelo telefone da Central de Relacionamento, 0300-1152121”. 
 


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