Descubra a região da Boêmia Oriental

Região da República Tcheca garante uma surpreendente viagem no tempo e no espaço

Por: Da Redação  -  22/11/20  -  18:58
Atualizado em 19/04/21 - 14:42
   Região fica na República Tcheca, a 112 quilômetros da capital Praga
Região fica na República Tcheca, a 112 quilômetros da capital Praga   Foto: Divulgação

Uma região que combina experiência natural única com os antigos legados históricos da região. A Boêmia Oriental pode se orgulhar não apenas de suas tradições populares e folclóricas, incluindo artesanato, mas também do grande número de castelos, palácios, monumentos sagrados e jóias atraentes da arquitetura renascentista, barroca, modernista e da arte moderna do período entre as guerras.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


A região fica na República Tcheca, a 112 quilômetros da capital Praga. Possui uma paisagem predominantemente plana, com um clima ameno favorável e diversas possibilidades para a prática de esportes náuticos, passeios turísticos a pé ou de bicicleta. O agroturismo é desenvolvido em toda a região, especialmente voltado para a criação de cavalos.


Confira a seguir três roteiros especiais, em três cidades da Boêmia. E programe-se para quando a pandemia acabar.


Litomyšl


O maior orgulho da cidade é, sem dúvida, o palácio renascentista, considerado um dos mais belos monumentos deste estilo do norte dos Alpes, pela sua decoração esgrafiada. Este palácio conquistou o selo de Patrimônio da Unesco, o que reforça sua importância e beleza. Durante a visita ao castelo, o visitante aprende sobre sua rica história, vê os luxuosos quartos e a exposição permanente de pianos históricos. É possível ainda descerao porão palaciano onde estão algumas esculturas peculiares de um dos mais importantes escultores tchecos do século 20, Olbram Zoubek.


Também é possível subir à torre do palácio, que oferece vistas impressionantes dos arredores. Chama atenção a decoração de grafiatos nas paredes do local. São nada menos do que 8 mil diferentes.


Um dos grandes tesouros do palácio é o teatro barroco, um dos poucos que se conserva até hoje quase em seu estado original.


O jardim do mosteiro, que tem uma fonte com música clássica de fundo e um conjunto de cinco estátuas de Olbram Zoubek, o mais importante escultor tcheco do século 20, é outro dos tesouros próximos do Palácio Litomyšl. Os jardins distribuem-se por uma elevação e cobrem uma área de mais de um hectare. No entanto, não se deve admirar apenas o panorama, mas os próprios jardins, cheios de flores, com um mirante e uma piscina com difusor de névoa no meio do qual se destaca um grupo escultórico, obra de Zoubek. No jardim, não deixe de acariciar uma réplica de bronze de um peixe fossilizado que, segundo a lenda, realizará seus desejos secretos.


Duas grandes igrejas realçam o ambiente sublime do local: o recém-reconstruído Templo do Descobrimento da Vera Cruz, onde estão instalados elementos de arte contemporânea, e a Igreja da Exaltação da Santa Cruz, cuja história remonta à época do imperador Carlos IV.


Se você subir ao mirante que fica entre as torres do Templo da Descoberta da Vera Cruz, terá uma bela vista de toda a área da Colina do Palácio.


Para finalizar o passeio, visite o coração artístico da cidade: a casa de Smetana. Comemorando o legado do grande compositor Bedrich Smetana, a casa é, sem dúvida, o santuário cultural de Litomyšl.


Pardubice e Kladruby


O coração de Pardubice é Perštýnské námestí, rodeado por casas renascentistas. A cidade e seus arredores podem ser vistos da galeria da Porta Verde. Em toda a sua beleza, vê-se o palácio renascentista do final do século 15 e início do século 16. Dentro, encontra-se as pinturas murais renascentistas mais antigas da República Tcheca, a exposição da Galeria e Museu da Boêmia Oriental. Várias atividades sociais, peças de teatro e concertos também são realizadas aqui.


Algumas das atrações da cidade estão intimamente relacionadas aos cavalos. Tanto o Grande Prêmio de Pardubice, uma corrida de cavalos com obstáculos que acontece todos os anos, quanto o Kladruby, o estábulo mais antigo do mundo.


Também é interessante ver as carruagens históricas. Entre as mais valiosas está a do primeiro presidente tchecoslovaco, T. G. Masaryk. Além de 15 carruagens, há antigos trenós puxados por cavalos e outros tesouros históricos relacionados à equitação. Desde 2019 este local tem o selo de patrimônio da Unesco.


Hradec Králové


A época de ouro da arquitetura de Hradec Králové começou no início do século 20, após a Primeira Guerra Mundial, quando o planejamento urbano exigia novos impulsos criativos para a planificação territorial. Um desses impulsos foi o novo plano da cidade elaborado pelo arquiteto Josef Gocár. Até hoje, esta obra permanece atemporal, devido ao seu princípio de aplicar uma circular radial em seu planejamento urbano.


O Gocár Hradec inclui adaptações da praça, da área escolar, da sede da diocese, do atual prédio da prefeitura. O predecessor de Gocár e autor do edifício do museu construído no estilo Secessão é o famoso arquiteto tcheco Jan Kotera. Graças às obras originais e variadas de Jan Kotera e Josef Gocár, Hradec é hoje chamado de Salão da República.


Um ponto dominante é a Torre Branca. A majestosa obra de Hradec, que se ergue bem no centro da cidade. Seu nome deve-se à cor brilhante do arenito Horice, usado em sua construção. A altura desta torre renascentista de 72 metros oferece aos visitantes uma bela vista da cidade de Hradec e também dos picos distantes das montanhas Krkonoše e Orlické hory.


Muito perto da torre está a Catedral do Espírito Santo, cuja história é muito misteriosa. A escritura de fundação da igreja não foi preservada, portanto, presume-se que a igreja foi construída em 1307 pela rainha tcheca Elizabet Rejcka.


O Museu da Boêmia do Leste, localizado no edifício da Secessão construído em 1913 pelo arquiteto Josef Gocár, é outro ponto de visita obrigatória. Sua aparência monumental cativa à primeira vista. A planta do edifício tem muito em comum com a planta das catedrais medievais – por exemplo, o formato da cruz latina. Sua aparência externa é do estilo Secessão. Um dos objetos mais valiosos é o cinturão ornamentado de Elizabeth que, segundo uma lenda, pertencia à viúva de Carlos IV - Rainha Elizabeth da Pomerânia.


Aproveitando a localização privilegiada, é possível viver grandes e pitorescas aventuras no Rio Elba.


Após cerca de uma hora de navegação nos vapores com os nomes de Primátor, Královna Eliška (Rainha Elizabeth) ou Pirátská plachetnice (navio pirata) e você chegará ao cais Smetanovo nábreží, e verá a magnífica Usina Hidrelétrica de Sander. Na volta, você navegará contra a corrente do rio Elba, pela pitoresca paisagem próxima à cidade.


Mais informações nos sites www.destinotchequia.com e www.visitczechrepublic.com


Logo A Tribuna
Newsletter