Costa Toscana avança para a fase de flutuação

Construído com alta tecnologia, navio deve estrear no Brasil na temporada 2021-2022

Por: Da Redação  -  24/01/21  -  22:07
O cruzeiro inaugural de Réveillon partirá de Santos no dia 26 de dezembro, com roteiro de uma semana
O cruzeiro inaugural de Réveillon partirá de Santos no dia 26 de dezembro, com roteiro de uma semana   Foto: Divulgação

A Costa Cruzeiros celebrou recentemente a cerimônia de flutuação de seu mais novo navio, o Costa Toscana, no estaleiro Meyer, em Turku, na Finlândia. O navio, assim como seu navio gêmeo Costa Smeralda, é movido a gás natural liquefeito (GNL), a mais avançada tecnologia da indústria marítima, atualmente disponível para a redução de poluentes, no oceano e nas escalas de porto.


O Grupo Costa, formado pelas marcas Costa Cruzeiros, Aida Cruises e Costa Ásia, foi pioneiro na adoção dessa tecnologia para a indústria marítima mundial, ao construir cinco novos navios movidos a GNL, sendo que dois deles, o Costa Smeraldae o AIDAnova, já entraram em serviço.


As embarcações fazem parte de um plano de expansão que inclui sete novos navios que serão entregues ao Grupo Costa até 2023, num investimento total que ultrapassa 6 bilhões de euros.


Durante a cerimônia de flutuação, o Costa Toscanaoficialmente toca o mar pela primeira vez, banhando o casco que passa para a próxima fase de construção. O navio entrará em operação em dezembro deste ano, assim que as construções internas forem finalizadas.


“Apesar do cenário atual e desafiador, o Grupo Costa confirma seu investimento na expansão de frotas”, afirmou Mario Zanetti, CCO da Costa Cruzeiros e presidente do Grupo Costa Ásia. “Estamos confiantes na recuperação de nossa indústria e felizes com a chegada de novos navios como o Costa Toscana, que incorpora os atributos em que queremos focar no futuro”.


O Costa Toscanafoi desenvolvido para ser uma “cidade inteligente itinerante”, onde os conceitos de soluções sustentáveis e economia circular são aplicados para reduzir o impacto ambiental. Por meio do uso do GNL, será possível eliminar virtualmente as emissões de dióxido de enxofre (zero emissão) e partículas de materiais na atmosfera (redução de 95-100%), enquanto se reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio (redução direta de 85%) e gás carbônico (até 20% menor).


A bordo, plantas dessalinizadoras irão processar a água do mar diretamente para prover a demanda de fornecimento de água; o consumo de energia será reduzido ao máximo, por meio de um sistema inteligente de eficiência energética. E mais: 100% da coleta seletiva e reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio serão realizadas a bordo, como parte de uma abordagem integrada que visa apoiar projetos de economia circular.


Estreia no Brasil


O Costa Toscanafará sua estreia no Brasil na temporada 2021-2022. O cruzeiro inaugural de Réveillon partirá de Santos em 26 de dezembro, com roteiro de uma semana que passará por Salvador e Ilhéus, retornando a Santos em 2 de janeiro de 2022.


De 2 de janeiro a 10 de abril de 2022, o Toscanaoferecerá mais 15 cruzeiros com o mesmo roteiro, com embarques em Santos e Salvador. Os 15 cruzeiros incluem ainda as saídas de Carnaval e Páscoa, que será o último roteiro do navio antes de sua volta, na travessia Brasil-Itália, com saída de Santos em 17 de abril de 2022.


Homenagem


O novo flagship é uma homenagem à região da Toscana, resultadode um projeto criativo ímpar, com curadoria do designer de hospitalidade Adam D. Tihany. Foi projetado para valorizar e trazer à vida o melhor da região italiana que dá nome ao navio, nos andares e áreas comuns do Costa Toscana.


Logo A Tribuna
Newsletter