Córrego do Bom Jesus alia tranquilidade e adrenalina

Local é surpreendente, com boa dose de cultura, natureza e aventura na Serra da Mantiqueira

Por: Reginaldo Pupo, especial para A Tribuna  -  04/10/21  -  09:04
 O Santuário do Bom Jesus fica na pracinha central do município
O Santuário do Bom Jesus fica na pracinha central do município   Foto: Reginaldo Pupo/Arquivo Pessoal

A apenas 234km de Santos está uma das mais belas joias da Serra da Mantiqueira mineira. A cidade de Córrego do Bom Jesus é surpreendente por sua natureza exuberante e preservada, ar puro e um povo pacato e hospitaleiro.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O município carrega no próprio nome a sua religiosidade. Afinal, trata-se de um dos destinos religiosos mais procurados do Sudeste brasileiro.


Em “Korggo” (lê-se “córgo”), jeitinho carinhoso usado pelos antigos para chamar Córrego até nos dias de hoje, a tranquilidade é um convite e tanto para quem está em busca de paz e descanso. Suas ruas tranquilas, com os carros de boi e cavalos que circulam na zona mais rural da cidade, dão o característico toque mineiro ao lugar.


O destino turístico atrai do turista aventureiro que visita a Pedra de São Domingos ao mais relaxado, de crianças a idosos, do rural ao urbano. Para isso, não basta apenas ouvir falar, ler ou se informar sobre a cidade. É preciso experimentar, saborear e vivenciar tudo o que ela oferece.


Córrego do Bom Jesus é um destino que proporciona tudo isso aos visitantes e nem mesmo alguns de seus moradores têm noção dessa importância natural e cultural, mas o fazem naturalmente. O povo correguense é dono de uma riqueza natural inigualável, surpreendente e apaixonante.


Atrativos


Apesar de pequena, com cerca de 4 mil habitantes, Córrego do Bom Jesus oferece uma gama de opções de passeios para todos os gostos, com cachoeiras, picos e um santuário, tudo cercado por montanhas e uma belíssima paisagem.


Há opções mais calmas, como um simples passeio pelo Centro ou pela praça principal, onde está o coreto, revelando um cenário bucólico. Na mesma praça, encontra-se o Santuário Bom Jesus. Já os aventureiros podem subir a Pedra de São Domingos ou ir ao Pico da Raposa. Isso sem contar as opções para quem necessita de adrenalina e esbanja coragem, como os saltos de parapente.


Pedra de são domingos


Reza a lenda que, quando o Criador fez o mundo, deu uma paradinha em Córrego do Bom Jesus e caprichou quando ainda desenhava os primeiros contornos dos relevos da cidade. E quando esboçou a Pedra de São Domingos, o resultado não podia ser outro: um lugar simplesmente mágico, surpreendente, de boas energias e que proporciona um paz interior inexplicável.


Um dos atrativos turísticos mais disputado, a pedra está a 2.050 metros de altitude, sendo um dos picos mais altos do Sul de Minas Gerais. Para se ter uma ideia da altura, de lá é possível observar que o local está acima da Pedra do Baú, que tem uma elevação de 1.950 metros e fica em São Bento do Sapucaí (SP).


Para chegar a esse magnífico lugar, leve consigo blusas de frio, água, uma boa dose de disposição e, claro, uma câmera fotográfica ou celular para registrar esse momento único!


Com a possibilidade de observar tudo em volta em uma visão de 360°, além da Pedra do Baú, é possível avistar as cidades de Cambuí (MG), Gonçalves (MG), Estiva (MG), Monte Verde (MG) e Campos do Jordão (SP), além da Rodovia Fernão Dias.


Ainda dá para ver todas as montanhas e pedras da região, como também o Pico do Selado (Monte Verde). À noite, é possível ver as luzes de Pouso Alegre (MG) e Bragança Paulista (SP).


Como chegar


Pegue a estrada em direção a Gonçalves (MG) e acesse a saída sinalizada à direita da rodovia. Continue pela pista de terra até a pedra, passando pelo Bairro dos Posses. O último quilômetro é o mais íngreme. Chegando ao destino final, é só estacionar ao lado da torre e subir a pedra a pé pela trilha.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter