Ceský Krumlov: A cidade dos contos de fadas

Segundo destino mais popular da República Tcheca, lugar parece saído de um livro

Por: Maurício Nunes  -  04/10/20  -  20:50
Atualizado em 19/04/21 - 14:39
 Segundo destino mais popular da República Tcheca, lugar parece saído de um livro
Segundo destino mais popular da República Tcheca, lugar parece saído de um livro   Foto: Maurício Nunes/Especial para A Tribuna

O segundo destino turístico mais popular da República Tcheca, logo depois da capital Praga, é a exótica e bela cidade murada de Ceský Krumlov. Cerca de 170 quilômetros da capital tcheca leva o viajante a este encantador lugar, quase que arrancado de um conto de fadas.
Krumlov é algo como voltar ao século 14, com a mesma atmosfera encantadora das cidades medievais. Com ruas de paralelepípedos, o labirinto de vielas perfeitamente preservado, inúmeras casas e prédios renascentistas e locais religiosos bem preservados, incluindo o Mosteiro Minorito e a requintada Igreja de St. Vitus, fazem da pequena Ceský Krumlov, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, um destino quase que obrigatório de tão perfeito.


O enorme complexo do Castelo de Ceský Krumlov, composto por 40 edifícios e palácios e mais um cinematográfico jardim de 27 acres, domina a cidade velha e oferece uma visão fascinante da vida dos governantes aristocráticos da Boêmia através dos séculos.


Uma família de ursos protege o local, como reza a tradição, apesar de estarem numa área cercada, obviamente para evitar acidentes, afinal, o que realmente importa é a poesia envolvida pela cidade e estes animais.


O maravilhoso teatro barroco do castelo, construído em 1682, foi palco de grandes peças e concertos e atua ainda hoje com equipamentos e adereços datados do século 18.


Uma outra fantástica estrutura para dominar a paisagem urbana de Ceský Krumlov é a Igreja Católica Romana de São Vito, datada do século 13. Sua impressionante torre do século 19 é um dos cartões postais do admirável lugar.


Passear pelas ruas antigas de Ceský Krumlov é absorver sua esplêndida obra de arte, presente por toda parte ao seu redor. A cidade é famosa por seus muitos afrescos, uma tradição que remonta a séculos, além das tradicionais marionetes, herdadas da vizinha Praga, a capital desta cultura.


A galeria Egon Schiele Art Centrum (Esac) possui uma lista de obras em constante mudança de renomados artistas como Gustav Klimt, Salvador Dalí, Pablo Picasso e, claro, Egon Schiele, destaque permanente com obras que dissecam a interessante visão geral da vida do artista e seu tempo em Ceský Krumlov.


O Mosteiro Minorito, um dos edifícios mais antigos de Ceský Krumlov, começou em meados do século 14 e continuou até o fim da era barroca. Ainda em uso, a visita fica ainda mais rica se incluir algum dos memoráveis shows ou recitais religiosos.


Há também atividades para os mais aventureiros, como caminhar nas proximidades do Monte Klet ou fazer um passeio de caiaque ou barco ao longo do Rio Vltava. Este, aliás, deu origem ao nome da cidade, já que Krumlov pode ser traduzido como “curvado sobre um prado”, fazendo referência à sua topografia curvada sobre o rio. Já Ceský é apenas um adjetivo que significa boêmio, ou tcheco.


Para se hospedar em Krumlov, o Latrán Hotel oferece uma experiência incomum, pois sua construção autêntica e preservada das casas burguesas do século 15 fazem toda a diferença. Os quartos dispõem de móveis antigos e padrões de modelos pintados à mão, inspirados em motivos originais descobertos. É realmente encantador, apesar de muito simples.


Todas as pinturas, esculturas e móveis pertencem ao acervo do proprietário. O hotel também possui a Taverna Depo, que oferece cozinha tcheca e é o único pub da cidade com cerveja Pilsner, uma das melhores do mundo, que você também pode saborear no terraço ao ar livre do parque do castelo.


E por falar em cerveja, já que a República Tcheca é a terra da Pilsen, a noite em Krumlov é animada e repleta de muitos bares e restaurantes charmosos.


A gastronomia local é muito bem representada pelo excepcional Jakub, tradicional restaurante da cidade, com um atendimento espetacular e um cenário de taverna, toda decorada com afrescos inspirados na Divina Comédia, de Dante Alighieri, transformando o espaço em um dos destaques da trilha gastronômica da Cidade Velha.


Após um bom jantar e um delicioso vinho, os apaixonados podem (e devem) trocar juras de amor frente ao castelo iluminado, que é quase sempre um sonho realizado, afinal, os contos de fadas ainda estão vivos em Ceský Krumlov.


(*) Maurício Nunes (@lobo_mochileiro) é jornalista


Logo A Tribuna
Newsletter