Baleias encantam moradores e turistas no litoral brasileiro

Jubarte deixa o clima polar e vem para a região acasalar em águas mornas

Por: Da Redação  -  30/05/21  -  15:55
  Em Prado, na Bahia, é possível admirar o mamífero no inverno
Em Prado, na Bahia, é possível admirar o mamífero no inverno   Foto: Unsplash

Já imaginou ver uma baleia jubarte de pertinho, em seu habitat natural, aqui no Brasil? É possível observar esses enormes e gentis animais a partir da costa da cidade de Prado, na Bahia. As praias do local estão localizadas em uma região conhecida por Costa das Baleias. Este nome é porque elas fazem migração na região entre os meses de julho e novembro.


Os animais descem das águas polares até a costa brasileira para acasalarem nas águas quentes do Oceano Atlântico. Prado é um dos melhores pontos de observação do mundo, atraindo turistas ansiosos por esse espetáculo em alto mar todos os anos. Há passeios saindo de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau.


As jubartes impressionam pelo seu tamanho. Medindo de 12 a 16 metros e pesando entre 35 e 40 toneladas, essas baleias são uma das maiores espécies conhecidas. Mesmo com o grande volume de seu corpo, as jubartes conseguem arremessá-lo praticamente todo para fora da água. Outro comportamento costumeiro é o de nadar com parte da cauda exposta na superfície, o que encanta os turistas.


Cidade de Prado


Com um movimento calmo e tranquilo durante todo o ano, Prado se torna um refúgio de belezas naturais. A riqueza vegetal preservada na cidade, grandes falésias de areia, vários coqueiros e as tradicionais canoas e jangadas coloridas, utilizadas para a pesca artesanal, são adicionais à paisagem da orla marítima e seus 84 km de extensão. Por conta das águas mornas e cristalinas, que variam entre tons de azul e verde, Prado carrega o status de Caribe Brasileiro.


O município baiano tem diversão para agradar a todos os tipos de turistas. Toda a infraestrutura e charme da cidade proporcionam momentos tranquilos e inesquecíveis para quem decide se aventurar pela região.


Para aproveitar o clima marinho, estando por lá é possível visitar o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que integra o Parcel de Abrolhos, com recifes de corais, as ilhas Redonda, Sueste, Guarita e Siriba, além do Recife dos Timbebas. As ilhas são de formação vulcânica e estão a cerca de 70 km da costa da Bahia.


O parque foi criado com o objetivo de garantir a preservação dos recifes de corais, além da fauna e flora locais. É o primeiro desse gênero no Brasil e possui uma área de cerca de 91.300 hectares descontínuos.


Para chegar lá, lanchas e escunas autorizadas pelo Ibama partem de Prado. A viagem dura aproximadamente seis horas, mas quem a fez garante que vale a pena. Afinal de contas, de dentro do barco é possível ver as baleias de pertinho, com suas acrobacias incríveis e beleza indescritível.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter