A importância de viver experiências

A longo prazo, a pandemia – assim como qualquer crise – também pode proporcionar oportunidades para mudanças positivas

Por: Marcos Lucas & Presidente Aviesp &  -  25/10/20  -  18:50
MP permite que as férias coletivas passem a ser concedidas sem a necessidade de comunicação prévia
MP permite que as férias coletivas passem a ser concedidas sem a necessidade de comunicação prévia   Foto: Adobe Stock

A curiosidade é uma característica natural e inata do ser humano. Conhecer lugares e descobrir sensações fazem parte de nós. Essas particularidades são importantes no aprendizado e podem ser consideradas a grande motivação que fez com que o homem da idade da pedra evoluísse e se deslocasse das cavernas em busca de um novo mundo.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A longo prazo, a pandemia – assim como qualquer crise – também pode proporcionar oportunidades para mudanças positivas. Acredito que o turismo ganhará mais força após a covid-19 devido à essência humana. Penso que, assim como eu, você também é do tipo de pessoa que sem viajar e explorar destinos é como Picasso sem tinta ou uma Ferrari sem combustível.


Com a chegada da primavera e a pouco mais de dois meses para as festas de fim de ano, pressuponho que a retrospectiva de 2020 estará marcada nos livros de história. O comportamento da sociedade durante uma epidemia, o isolamento social junto aos aniversários por videochamadas, reuniões virtuais e os chats por celular serão destaques nas linhas extensas de textos de vestibulares. 


Como a psicanalista e filósofa Viviane Mosé comenta sobre os impactos da covid-19 em uma das entrevistas que concedeu para o site Nexo, “a vida vale a pena. E o que esta doença põe à prova é o vínculo que temos com a vida, o quanto sua raiz está forte e seu tronco e galho e folhas estão firmes, cheios de vontade de viver”.


Por isso, enfatizo que mais do que conhecer destinos ou reviver momentos alegres, viajar será recuperar a liberdade e uma chance de viver intensamente. Arrumar as malas e passear terá gosto de vitória e se tornará um recomeço para cada um de nós. Porém, sabemos que nossos próximos passos daqui em diante serão decisivos para a retomada segura. Pensando nesse cenário, é fundamental que o segmento turístico proponha estratégias e cuidados para um retorno gradativo.


O Movimento Supera Turismo Brasil, que integra 27 entidades representativas dos diferentes elos que compõem o setor, lançou o Guia do Viajante Responsável, com o objetivo de reforçar ainda mais a segurança. O projeto, validado por especialistas na área sanitária, tem como foco a cartilha com 26 recomendações para que você, leitor, tenha uma viagem segura.


Entre as sugestões estão o respeito às regras e aos protocolos do destino escolhido; a busca por informações sobre as medidas de proteção dos prestadores de serviços durante a viagem; a procura por empreendimentos com o selo Turismo Responsável; o uso constante de máscaras e álcool gel; e a preferência por locais ao ar livre. 


Já em ambientes fechados, aconselha-se, sempre que possível, abrir as janelas e preferir a ventilação natural do que o uso de ar-condicionado; fazer check-in on-line e com antecedência; viajar com seguro viagem; além de preferir a eficiência e proteção ao consultar uma agência de viagens associada à Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp).


<CW4>Ao que tudo indica, essa luta contra o vírus, um gigante ardiloso e silencioso, está caminhando para a reta final. E a consulta com os agentes de viagens é essencial para evitar imprevistos, já que eles estão apresentando informações com opções confiáveis de hotéis, companhias aéreas, transfers e entretenimento para viagens corporativas e de lazer.


Para uma viagem ainda mais segura, consulte a lista de agências associadas à Aviesp na Baixada Santista, por meio do site www.aviesp.com. Programe-se!


Marcos Lucas, presidente da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp).


Logo A Tribuna
Newsletter