48 horas em Lima, antes e depois da final da Libertadores

Decisão do campeonato sul-americano é um bom pretexto para curtir os principais atrativos da capital peruana

Por: Da Redação  -  18/11/19  -  23:20
Balé dos parapentes dá um colorido a mais ao entardecer na famosa orla de Malecón
Balé dos parapentes dá um colorido a mais ao entardecer na famosa orla de Malecón   Foto: Divulgação / PROMPERU

A febre de chegar a Lima explodiu minutos depois que a Conmebol anunciou a capital peruana como sede da final da Copa Libertadores da América 2019. Ninguém quer perder a partida entre o Flamengo e River Plate, da Argentina. O jogo será no Estádio Monumental de Lima, no próximo dia 23, a partir das 15h (horário local).


Se você está entre os torcedores tupiniquins que vão acompanhar, in loco, a partida, confira a seguir um programa com tudo o que é você precisa saber para assistir à grande final da Copa Libertadores e, ao mesmo tempo, aproveitar as maravilhas turísticas e gastronômicas que a capital peruana oferece.


Provavelmente, a programação mais considerada pelos brasileiros seja a de viajar entre os dias 21 a 24, embora Lima e outros destinos do Peru possam ser visitados em muitos outros dias. Assim, pensando em facilitar a vida dos viajantes, indicamos um superprograma para quem optar por esta viagem express e que permite conhecer a capital em 48 horas.


Sexta-feira, 22 de novembro, 13h


O Peru foi reconhecido como o Melhor Destino Gastronômico do Mundo sete vezes consecutivas pelo World Travel Awards (o Oscar do Turismo). Então, a primeira coisa que é preciso fazer é comer um de seus pratos emblemáticos. Recomendamos um Cebiche, uma Causa Peruana ou uma Batata à Huancaína, acompanhado por um Pisco Sour, para começar a sentir os sabores do Peru. Para os amantes de carne, recomendamos um Lomo Saltado. Para a sobremesa, alguns Picarones ou um Suspiro Limeño.


Às 15h


A capital peruana é uma cidade milenar e conta com mais de 100 sítios arqueológicos, a maioria, da cultura Lima (100-650 dC). O turístico bairro de Miraflores tem um dos mais bem conservados, a Huaca Pucllana, que conta com um pequeno museu do sítio histórico e um prestigiado restaurante ao lado. Outra opção próxima, no bairro financeiro de San Isidro, é a Huaca Huallamarca, que também conta com um museu com uma bela vista do alto.


Às 16h


Outra parada interessante, também em Miraflores, é o mercado de artesanato, localizado nos últimos quarteirões da Avenida Petit Thouars, e que está muito perto do icônico Parque Kennedy. Aqui é possível aproveitar para já comprar lembranças típicas da viagem ao Peru, entre outros.


Às 17h


Para a hora do pôr do sol, a melhor pedida é visitar o Malecón de Miraflores. Lima é a única capital (entre países latino-americanos) de frente para o mar e nessas datas - antes da temporada de verão - há um belo contraste entre o céu e as águas do Oceano Pacífico. As paradas obrigatórias deste passeio são o Parque del Amor, que se destaca pela escultura de dois amantes se beijando, além de frases de amantes e apaixonados escritos em paredes e muretas. A poucos metros dali está o Parque Raymondi, onde é possível voar de parapente por 15 minutos. Outro lugar para se distrair e fazer compras é o shopping Larcomar, onde dá pra tomar um café (ou uma cerveja) enquanto aprecia o sol se esconder no mar.


Às 19h


Perto do Centro Histórico de Lima se encontra uma das maiores atrações turísticas da cidade: o Circuito Mágico das Águas do Parque de la Reserva, que é um lugar para ser criança novamente. Conta com um recorde do Guinness para o maior complexo de fontes de água do mundo em um parque público. De terça a domingo, o turista pode apreciar - a partir das 19h15 - como interagem as luzes das fontes, lanternas e jatos de águas.


Às 21h


Com seus mais de 200 mil restaurantes, comer em Lima é a melhor pedida. Por isso, é aconselhável experimentar sua variada culinária, incluindo a peruano-chinesa, em seus restaurantes conhecidos como Chifas; ou a culinária peruana-japonesa: a cozinha Nikkei. Outra opção muito popular são as Pollerías, onde são servidos os famosos pollos a la brasa (frangos grelhados), um prato muito popular declarado Patrimônio Cultural da Nação, preparado ao carvão ou à lenha e servido acompanhado de batatas fritas crocantes e saladas.


Sábado, 23 de novembro


O dia da decisão será agitado e cansativo. Por isso, é necessário um café da manhã reforçado: o autêntico desayuno peruano. O mais típico é um Pão com Chicharrón de Porco (carne de porco frita) ou uma Butifarra (pão com alface, cebola e linguiça de porco), acompanhado por um Tamale de milho (espécie de pamonha). Para beber, suco de frutas, Chicha Morada (suco de milho roxo) e um bom café peruano proveniente das regiões da selva peruana, são os acompanhamentos ideais.


Às 15h


A grande final! Levar em conta que de Miraflores até o Estádio Monumental de Lima, no bairro de Ate Vitarte, são aproximadamente 17 quilômetros de distância. O trajeto pode levar mais de uma hora de carro.


Depois do jogo, às 20h


Os bairros de Miraflores e Barranco contam com uma grande variedade de restaurantes e bares onde será possível celebrar a final e comemorar a vitória - além de assistir a partida, caso não tenha conseguido ingressos para assistir no estádio. O bairro boêmio de Barranco tem casas antigas republicanas reformadas e transformadas em galerias de arte, tem a emblemática Ponte dos Suspiros - que promete realizar os desejos dos turistas e visitantes que a cruzam completamente sem respirar: talvez o desejo mais solicitado seja repetir o prato e ganhar a próxima final da Copa Libertadores da América!


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter