De São Vicente para o mundo: economista chega a pesquisador do Federal Reserve de Chicago

Ampliando a carreira bem-sucedida, Gustavo Moreira fará pós-doutorado em Estocolmo, na Suécia

Por: Daniel Rodrigues*  -  06/10/21  -  14:55
 Gustavo Moreira superou dificuldades e se manteve focado para seguir carreira no exterior
Gustavo Moreira superou dificuldades e se manteve focado para seguir carreira no exterior   Foto: Alberto Ferreira

Atingir os objetivos em uma carreira profissional fora do País pode ser algo impensável para a maioria das pessoas, ainda mais se o desejo for o de atuar no campo da pesquisa. Para o vicentino Gustavo Moreira de Souza, de 32 anos, esse sonho se tornou realidade. Ele está prestes a assumir um cargo na área de pesquisa do Federal Reserve Bank de Chicago, uma das instituições regionais que compõem nada menos que o Banco Central dos Estados Unidos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Sou da Vila Margarida, um bairro de baixa renda a duas quadras da, na época, quinta maior favela da América do Sul, o México 70”, enfatiza. A Educação Básica de Souza foi no ensino particular e o Ensino Médio na escola pública, o que fez com que passasse por obstáculos. “Acredito que superei adversidades para alcançar esse caminho. Numa escola de ensino público, você está na base da sua educação e, querendo ou não, é inferior”.


Gustavo Moreira vai cada vez mais longe. Ele seguiu esta semana para Estocolmo, na Suécia, para realizar o pós-doutorado na área da Economia. A oportunidade surgiu a partir da apresentação de um paper (pequeno artigo científico) durante o doutorado. “Estou tentando entender como o desenvolvimento tecnológico afeta o mercado de trabalho. Meu principal estudo é o Brasil”, conta Moreira.


O economista estuda como o avanço tecnológico no País e a adoção de tecnologias do exterior têm afetado o mercado de trabalho, o salário e o emprego. “Estudo como podemos desenvolver políticas de incentivo à inovação e de taxação para maximizar o nosso crescimento a longo prazo”, explica.


Graduado em Economia na UniSantos, ele começou a se interessar por pesquisa ainda durante a universidade. A partir daí, decidiu colocar seu projeto em prática. A primeira etapa foi fazer o mestrado, e para isso, ingressou no exame da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia.


“Fui convidado para os principais programas de mestrado em Economia do Brasil, como os da USP, Fundação Getúlio Vargas e PUC-Rio, com direito a bolsas de estudos”, conta Gustavo de Souza. Por ser referência na área econômica, a FGV acabou sendo a opção. Quando terminou, fez o processo seletivo para ingresso no doutorado no exterior. “Fui aprovado em várias universidades e decidi ir para a de Chicago, que considero a melhor na área de economia".


O doutorado trouxe várias oportunidades. Os passos seguintes foram o pós-doc na Universidade de Estocolmo e o trabalho no Federal Reserve.


* Reportagem feita como parte do projeto Laboratório de Notícias A Tribuna - UniSantos sob supervisão do professor Robnaldo Salgado e do diretor de Conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes.


Logo A Tribuna
Newsletter