Ponta da Praia une o moderno e a tranquilidade em Santos

Em revitalização, bairro conserva ruas pacatas

Por: Da Redação  -  03/11/20  -  11:31
Atualizado em 03/11/20 - 11:35
Ponta da Praia une o moderno e a tranquilidade
Ponta da Praia une o moderno e a tranquilidade   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

As tradicionais muretas santistas estão tanto no calçadão quanto representadas no mural gigante do artista Eduardo Kobra. Há fontes, um coração que faz, em imagem, uma declaração à Cidade, os pescadores emoldurados pelo mar e as garças que parecem fazer pose perto do Mercado de Peixe. Se você estiver na Ponta da Praia, prepare a câmera. O bairro é um convite para registros fotográficos. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Tanto que andar distraído em um dia de sol é correr o risco de atravessar, sem querer, a foto de alguém. Os celulares estão a postos, fazendo cliques por todos os lados. Ao longo dos anos, a Ponta da Praia, que concentrava os clubes náuticos, vivenciou um crescimento imobiliário importante. 


Bairro conserva ruas pacatas
Bairro conserva ruas pacatas   Foto: Vanessa Rodrigues

Porém, mais recentemente, um incremento de infraestrutura tem dado novos ares ao local e atraído cada vez mais turistas e moradores para passeios. 


Apesar disso, as ruas residenciais e tranquilas ainda têm seu espaço, fazendo do bairro uma mistura que vem encantando a administradora de empresas Gláucia Aguiare, 57 anos, moradora há pouco mais de um ano. 


“É um lugar calmo que está passando por uma grande transformação. Está misturando essa tranquilidade com inovação e as pessoas estão vindo mais para cá”. 


Segundo Gláucia, antes os passeios de bicicleta terminavam próximo ao Aquário, aliás, um dos queridinhos dos turistas. Agora, as pessoas estendem o percurso. “Seria bom que revitalizassem a avenida portuária também. É um pedaço interessante que merece mais atenção”, opina a moradora.


Estratégico


De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Ponta da Praia tem em torno de 31 mil habitantes. É um local estratégico de Santos já que é entrada e saída por meio das travessias marítimas. 


Tem recebido novidades, como a remodelação do Mercado de Peixes e a inauguração do Santos Convention Center, ambas como parte do projeto Nova Ponta da Praia, de revitalização do bairro. 
“Antes, era um local até um pouco abandonado e agora está muito bonito. Saímos de São Vicente para passear aqui”, conta a professora Patrícia do Marco que, ao lado da filha, aproveitava para fazer diversas fotos. 


Há uma década morando na Ponta da Praia, o gerente de transportes, Fábio Rodrigues reconhece as mudanças no bairro. “O movimento aumentou e o bairro ganhou mais vida. É bom ver as famílias passeando, as crianças correndo”.


No entanto, Fábio diz que é preciso acender o sinal de alerta e prestar atenção ao trânsito do bairro. “O fluxo de veículos tem aumentado bastante e, com certeza, irá aumentar ainda mais. O poder público precisa estar atento a isso para que não se torne um problema para visitantes e, principalmente, moradores”.


Logo A Tribuna
Newsletter