Obras de drenagem avançam na Zona Noroeste de Santos

Região conta com reparos na tubulação de esgoto e implantação de galeria

Por: Por ATribuna.com.br  -  10/12/20  -  11:04
Obras estão sendo feitas no bairro Castelo, na Zona Noroeste
Obras estão sendo feitas no bairro Castelo, na Zona Noroeste   Foto: Divulgação/PMS

A tubulação da rede de esgoto, que interfere na implantação de um novo trecho de galeria subterrânea na Rua Haroldo de Camargo, no Castelo, está sendo remanejada. Os trabalhos são realizados entre as ruas Antonio Alves Arantes e Caminho da Divisa. Segundo a prefeitura, essa nova galeria terá maior capacidade de recepção e armazenamento de águas pluviais, beneficiando a região com a redução de alagamentos.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A supervisão é dos técnicos do programa Nova Entrada de Santos. A readequação do esgoto será concluída até o final deste mês. “É um trabalho bem complexo porque temos que montar a tubulação, fazer as caixas e a estrutura de suporte para passar com a galeria”, explicou o engenheiro, Carlos Barros, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi).


Anteriormente, a adutora de água da Sabesp – outra interferência nesse trecho – foi remanejada. Essas ações permitem a implantação das 18 aduelas (peças de concreto que formam a galeria) que medem quatro metros de largura por dois metros de altura.


Reurbanização


Após a conclusão das obras subterrâneas, a prefeitura informa que a área passará por reurbanização com novas calçadas, praça e ponto de ônibus, garantindo maior mobilidade. A ligação da Haroldo de Camargo com a Avenida Nossa Senhora de Fátima e a cidade de São Vicente será facilitada.


A pavimentação do trecho está prevista para acontecer entre os meses de março e abril do próximo ano. “Um dos benefícios dessa obra é a reurbanização que trará mais qualidade de vida aos moradores da região, com a canalização das águas das chuvas e esgoto”, afirmou o engenheiro Barros.


Com a implantação e conexão dessa nova galeria, que antes era um trecho a céu aberto, as águas captadas pelo sistema serão canalizadas para a futura estação elevatória com comporta. “Haverá uma melhora significativa na coleta e descarte dessas águas. Vamos deixar tudo pronto para que a drenagem seja integrada à estação elevatória, que será o direcionamento definitivo das águas”.


A obra é complementar da fase 1 da Nova Entrada de Santos, e conectará a galeria já existente – do Programa Santos Novos Tempos – à estação elevatória que, de acordo com a Administração Municipal, será construída no final da Haroldo de Camargo, próximo à divisa de São Vicente.


Logo A Tribuna
Newsletter