Moradores do bairro Vila Matias em Santos reclamam de acidentes constantes

Cruzamento entre as ruas Paraná e Presidente Prudente de Moraes tem sido motivo de preocupação dos munícipes há mais ou menos 40 anos

Por: Por ATribuna.com.br  -  13/11/20  -  13:45
Mais dois acidentes foram registrados apenas nessa semana
Mais dois acidentes foram registrados apenas nessa semana   Foto: Sandra Cristina R. de Sousa

Para os moradores do bairro Vila Matias, em Santos, os acidentes de trânsito no cruzamento das ruas Paraná com Presidente Prudente de Moraes já fazem parte do cotidiano há muitos anos. Pelos sustos serem frequentes, eles acreditam que soluções simples, como a inserção de uma rotatória, ajudem a diminuir o problema. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


O aposentado Ivo Gomes de Almeida morou nesse trecho por 40 anos. Além disso, ele foi proprietário de um comércio no cruzamento. O munícipe afirma que a reclamação já é antiga e que por conta dos acidentes até o comércio dele já teve prejuízos. "Já perdi as contas de quantas vezes tive que refazer o muro, tirando dinheiro do meu bolso. Vi muitas pessoas morrerem ali  e conhecimento de outros que morreram após serem hospitalizados, acidentes com viaturas policiais, motos", diz. 


Gomes, inclusive, já propôs uma inversão de mão na Rua Paraná, sentido praia, após o cruzamento. Porém, o pedido foi indeferido. Apesar dele não morar mais nesse trecho se preocupa com a situação, já que tem observado que o número de acidentes continua grande. 


Para que o numero de acidentes diminua, medidas simples poderiam ser adotadas, como uma rotatória, semáforos piscantes e um reforço na sinalização do solo, segundo o relato da moradora Sandra Cristina Souza. Ela diz que já chegou a ver três acidentes no mesmo dia. Por essa razão, afirma preferir  mudar o caminho para chegar em casa. "Eu já não passo por ali. Passo pela (avenida) Pinheiro Machado para depois entrar na minha rua. Faço isso pra prevenir acidente porque mesmo vindo devagar uma vez quase me pegaram. A sorte de que eu estava devagarzinho porque se não ia acontecer uma acidente". 


Ainda segundo Sandra, o problema, além do erro humano, é que a sinalização não é muito aparente e as pessoas acabam confundindo de quem é a preferencial. Nesta semana, aconteceram mais dois acidentes inclusive. Um no domingo (8) e outro na terça-feira (10), ambos sem gravidade, mas mesmo assim preocupantes para Sandra e seus vizinhos. 


O outro lado


Segundo a Prefeitura de Santos, a CET-Santos instalou no local uma placa de "pare"  maior que a habitual utilizada no município nas duas aproximações da Rua Paraná, além de painel com a inscrição "pare-cruze com cuidado", como sinalização complementar, além de legenda de solo "pare".


A prefeitura também informou que os acidentes que ocorrem na referida interseção são por motivo de falha humana, uma vez que a sinalização do local está completa. Ainda assim a Companhia irá reavaliar a necessidade de reforço de sinalização no local.


Logo A Tribuna
Newsletter