Moradores comparam Orquidário de Santos com ‘banheiro público’ a céu aberto: ‘Abandono total’; VÍDEO

Segundo munícipes, além de lixo, lugar conta com fezes e urina humana: 'Muito mau cheiro'

Por: Por ATribuna.com.br  -  15/04/21  -  14:40
Segundo moradores, há fezes e urina humana
Segundo moradores, há fezes e urina humana   Foto: Claudio Vitor Vaz/Reprodução

Um local que proporciona lazer e contato com a natureza para a população em Santos, vem se tornando um ambiente sujo, com ‘banheiro público’ a céu aberto. Isso é o que moradores do bairro José Menino alegam sobre o entorno do Orquidário Municipal de Santos. De acordo com munícipes, local está abandonado e virou banheiro de pessoas em situação de rua.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Além do mau cheiro, os moradores se preocupam com doenças. “É uma sujeira total. Moradores de rua defecam e urinam nas portas dos outros. Tenho dó do Orquidário, ninguém aguenta ficar em frente”, relata um munícipe que prefere não se identificar.



Além disso, pessoas em situação de rua também abrem lixos e espalham a sujeira pelas ruas do bairro José Menino. “Abandono total, entendo que estamos em pandemia, mas era uma hora da cidade estar limpa. Estamos vendo o contrário”, conclui.


As roupas das pessoas que vivem na rua também ficam espalhadas. “Os funcionários que varrem, nem olham direito para o chão”, denuncia o morador.


O que diz a Prefeitura


Procurada por ATribuna.com.br, a Prefeitura de Santos enviou uma nota sobre o assunto. Leia na íntegra:


A Prefeitura informa que o serviço de varrição no entorno do Orquidário, assim como nas vias bairro José Menino, é feito regularmente. A Secretaria de Serviços Públicos fará nova limpeza em toda a área externa do parque, nesta quinta-feira (15). A Administração ressalta a importância da cooperação da população em não jogar papéis, garrafas pets e outros resíduos nas ruas, pois esses materiais acabam obstruindo as calçadas e as galerias pluviais. Os moradores devem descartar o lixo domiciliar devidamente acondicionado nos contentores. Também pede a colaboração dos donos de animais para recolherem as fezes dos bichos de estimação dos passeios públicos.


A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), responsável pela equipe de abordagem social à população de rua, atua nesta e outras regiões da Cidade desenvolvendo o trabalho de aproximação, escuta qualificada e formação de vínculos de confiança, com o objetivo de fortalecer e encorajar na direção do acesso aos demais serviços do Município. A equipe de abordagem pode ser acionada a qualquer momento através do telefone 153, que tem atendimento 24h/dia. O atendimento será ofertado àqueles que de forma voluntária desejarem acesso aos serviços municipais. Informações como nome, idade, descrição física e local exato onde a pessoa se encontra são muito importantes na hora de ligar.


Logo A Tribuna
Newsletter