José Menino comemora 61 anos de história em Santos

Cheio de histórias para contar, o bairro abriga alguns dos mais queridos pontos turísticos da cidade

O bairro José Menino celebra 61 anos neste domingo (17). A história do local remonta a meados de 1700, quando a região era um sítio pertencente ao ourives José Honório Bueno, que era apelidado "José menino" por conta de sua altura.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Legenda: O Hotel Internacional foi o primeiro grande hotel da orla de Santos.

Um dos mais históricos de Santos, o José Menino tem muitas histórias para contar. Ele abrigou o primeiro hotel da orla, o Internacional, erguido em 1895 na areia da Praia do José Menino. O primeiro trecho do jardim da orla foi entregue em 1936, entre o José Menino e o Canal 2. 

A famosa Estátua do Pescador, marco da Ponta da Praia, já morou no José Menino. O monumento ficava na divisa e era o bonde da cidade fazia o retorno. Os primeiros trilhos do bonde, inclusive, foram instalados na região.

Um polo turístico da cidade, o José Menino abriga o Orquidário, o segundo espaço mais antigo do gênero em todo o Brasil que continua em atividade. Também conta com o icônico Emissário Submarino, que tornou-se um destino dos turistas e moradores para relaxar em um fim de semana ensolarado.

O bairro ainda serve de polo de práticas esportivas na cidade. Os praticantes de asa delta o consideram uma segunda casa, bem como os surfistas, que contam com a Escola Radical de Surfe a disposição no Posto 2.

Tudo sobre: