José Menino amadurece sem perder jovialidade e atrativos

Bairro chega aos 61 anos no dia 17 com espírito de um jovem caiçara, cercado por natureza e que vê no mar seu maior quintal

Por: Júnior Batista  -  06/01/21  -  11:10
Pousadas são uma das marcas do bairro, como estas, situadas na Rua Santa Catarina, perto da praia
Pousadas são uma das marcas do bairro, como estas, situadas na Rua Santa Catarina, perto da praia   Foto: Carlos Nogueira/AT

O bairro que recebeu a alcunha de menino por gozação já está na maturidade. O José Menino, em Santos, chega aos 61 anos no dia 17 com espírito de um jovem caiçara, cercado por natureza (com o Orquidário Municipal provando isso) e que vê no mar seu maior quintal. E é este um dos maiores atrativos do bairro, o único a ter prédios construídos, literalmente, na praia.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Vizinha a um deles fica a sede da Associação de Musculação na Praia, fundada há mais de 15 anos por Miguel Lustoza, de 58. Santista e há mais de meio século no bairro, ele cresceu indo e vindo à praia de frente à Ilha Urubuqueçaba.


“Quando eu era criança, a gente ia a essas pedras do emissário, não tinha essa estrutura toda, a escultura”, diz ele, recordando os tempos de infância e se referindo ao Emissário Submarino, que abriga o Parque Municipal Roberto Mário Santini.


Lustoza fundou a associação porque, há décadas, pessoas se exercitavam com poucas barras no espaço, próximo a um posto dos Bombeiros e com grande faixa de areia. Hoje, aquele pedaço do José Menino tem palmeiras-jerivá e uma ciclovia beirando a saída de serviço dos prédios.


A associação foi formada ali, ao lado de uma praça, fechada na pandemia. “Acho que o bairro é bom, tem o mar pertinho. A segurança já foi pior, mas hoje em dia é bem mais tranquilo, houve melhorias.”


O mar também é o que atrai turistas. E, como os preços de produtos são mais baixos — por não se tratar de um bairro tão tradicional e badalado quanto Gonzaga, Boqueirão e Ponta da Praia —, muitos visitantes preferem ficar por ali, afirmam comerciantes do bairro.


A gerente de uma das pousadas que ficam na Rua Santa Catarina, reconhecida pelos espaços para abrigar turistas, disse que a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ajudou muito a diminuir a criminalidade e o incômodo que havia com moradores de rua, por exemplo.


Logo A Tribuna
Newsletter