Fumacê contra o Aedes será usado em quatro bairros de Santos

Nebulização será realizada no Caneleira, São Jorge, Vila Nova e Vila Mathias entre terça (6) e quinta-feira (8)

Por: Por A Tribuna.com.br  -  06/04/21  -  12:06
Santos tem 80 casos de chikungunya e 66 de dengue
Santos tem 80 casos de chikungunya e 66 de dengue   Foto: Marcelo Martins/PMS

Quatro bairros de Santos receberão a nebulização para combater o Aedes aegypto, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela entre terça (6) e quinta-feira (8). A ação do tipo 'Fumacê' será realizada, a partir das 18h, pela seção de Controle de Vetores, da secretaria municipal de Saúde.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Desta vez, o veículo com o fumacê passará em todas as quadras do bairro Caneleira e São Jorge e, na Vila Nova e Vila Mathias, no trecho compreendido pela Avenida Washington Luís, nas ruas Braz Cubas e Bittencourt, Praça Iguatemi Martins e nas ruas Silva Jardim e Lowndes.


Na semana passada, as equipes percorreram 45 quadras do bairro Aparecida e 15 entre o Chico de Paula e a Vila Haddad.


Segundo a prefeitura, no sistema 'Fumacê' é necessário que o veículo passe três vezes no mesmo local para que o inseticida atinja a eficácia.


A administração municipal recomenda que os moradores deixem as portas e janelas abertas. A indicação da nebulização com o 'Fumacê' é para o controle de fêmeas adultas do Aedes aegypti.


A chefe técnica da Seção de Controle de Vetores, Ana Paula Favoreto, explicou que a nebulização com o 'Fumacê' tem eficácia limitada. "Devemos considerar os hábitos do mosquito, que possui modo de vida preferencialmente dentro de casa. Somente os mosquitos adultos que estiverem em voo no momento da pulverização serão controlados."


Ela pede que após a passagem das equipes nos bairros, os moradores continuem tomando os cuidados como manter pratos de vasos com plantas sem água, retirar uma vez por semana a água das bandejas de geladeira e não deixar água parada no quintal.


Ainda de acordo com a prefeitura, Santos já registrou 501 casos de chikungunya e 237 de dengue neste ano.


Logo A Tribuna
Newsletter