Bairros Castelo e Rádio Clube recebem pulverização pelo carro 'fumacê' nesta quarta-feira

Região receberá a nebulização do inseticida nos próximos dias. Medida será adotada em virtude do aumento dos casos de chikungunya e dengue na região

Por: Por ATribuna.com.br  -  09/03/21  -  19:53
Atualizado em 19/04/21 - 14:36
  Não há fila no drive-thru montado em frente à Policlínica do Rádio Clube, que fica na Avenida Hugo Maia
Não há fila no drive-thru montado em frente à Policlínica do Rádio Clube, que fica na Avenida Hugo Maia   Foto: Carlos Nogueira/AT

O Rádio Clube e parte do bairro Castelo terão uma ação excepcional de controle do mosquito Aedes aegypti nesta semana, com a utilização de carro fumacê, que pulverizará com inseticida as ruas dos dois bairros. O veículo passará desta quarta-feira (10) até quinta-feira (12), das 18h às 21h. Confira os cuidados durante a aplicação mais abaixo.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A medida, a cargo da Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde com apoio da Superintendência de Controle de Endemias do Estado (Sucen), será adotada em virtude do aumento dos casos de chikungunya e dengue nesta região da Cidade. Vale lembrar que o mosquito também é transmissor da zika e da febre amarela urbana.


"A estratégia ideal é sempre a eliminação dos criadouros e já fizemos uma varredura com os nossos agentes na última semana. A utilização do fumacê é uma medida excepcional, que visa combater os mosquitos já adultos e está sendo utilizada levando em consideração características urbanísticas dessa região na proliferação do mosquito", diz Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.


No último final de semana, 30 agentes de combate a endemias percorreram os dois bairros para deixar a população a par da nebulização. A partir desta segunda-feira (8), os moradores dos bairros começaram a receber avisos da prefeitura pelo WhatsApp, além de material informativo com orientações para o momento da nebulização.



Cuidados durante a nebulização


- Permaneça dentro de casa
- Abra as portas, janelas e box do banheiro
- Levante a colcha da cama
- Cubra os alimentos, frutas e bebedouros de animais
- Retire roupas do varal mesmo que molhadas
- Não permaneça na rua durante a passagem do carro de inseticida
- Não deixe crianças ou animais seguirem a viatura


Balanço
Em 2021, Santos registra 51 casos de chikungunya e 40 casos de dengue. Não há registros de zika ou febre amarela urbana neste ano.


Logo A Tribuna
Newsletter