A temporada de cruzeiros, iniciada na quarta-feira (2), marca mais um capítulo de uma paixão declarada pelos transatlânticos. Pois os chamados cruzeiros temáticos, com diversos tipos de atrações, dão um charme a mais nessa relação.
De acordo com o Concais, que administra o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, serão 16 cruzeiros do segmento de entretenimento, com shows, que partirão de Santos até o final da temporada. Nomes como Wesley Safadão, Zezé Di Camargo e Luciano, Maiara e Maraísa e Alexandre Pires se apresentarão a bordo. Em março, Xuxa e Roberto Carlos também encontrarão seus fãs em alto mar. A maioria deles será realizada no MSC Fantasia.
De acordo com a diretora de operações do Concais, Sueli Martinez, outros cruzeiros temáticos também fazem parte dos afretamentos, como os corporativos, para grupos grandes e até casamentos e formaturas. Mas os que atraem fãs de diversos artistas têm especial destaque.
“Gostamos de recepcionar esses grupos. São muito animados, porque todos estão focados numa atração. Mas não tem bagunça. As pessoas parecem que se conhecem, mas não. Elas se unem em torno de uma afinidade”, descreve.
Economia
A paixão entre os turistas e os cruzeiros fica melhor ainda quando deixa dividendos para a economia da Cidade. Segmentos como comércio, hotelaria, bares e restaurantes acompanham de perto o início da temporada.
“Você tem aquele movimento de um dia, das pessoas que vêm de fora embarcar, às vezes de outros estados. Antigamente, se imaginava que essa pessoa ficaria em um hotel, mas raramente isso acontece. Ela, eventualmente, passa um dia na região e programa férias por aqui para depois. Para os restaurantes e bares, esse trânsito funciona. Mas, para os hotéis, é mais posteriormente”, explica o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores), Heitor Martinez.
Já Omar Abdul Assaf, presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio - BS), lembra que os estabelecimentos da região estão prontos para atender os turistas e também os santistas que se aprontam para embarcar. “Quem vai pela primeira vez fica admirado. As pessoas gastam para ir para o navio: compram uma roupa, um biquíni, uma série de coisas para a viagem”, lembra.
Magia
Se os ganhos econômicos são considerados, o carinho dos santistas pelos cruzeiros é evidente. A Ponta da Praia fica lotada a cada partida – e serão dezenas até abril. Para Sueli Martinez, é um carinho recíproco entre quem está a bordo e quem saúda os cruzeiristas. Mas, se o navio atrasa, por qualquer razão, a sua saída... “Se ele está para sair às 18 horas e dão 18h40 e ele não passou pela Ponta da Praia, o nosso telefone não para, com pessoas perguntando o que houve. Mas essa relação é mágica, de acenos entre pessoas que não se conhecem e, talvez, nunca irão se conhecer”, emenda Sueli Martinez.