O terminal da Ultracargo no Porto de Santos negocia a construção de um ramal ferroviário exclusivo para suas instalações, especializadas na movimentação de granéis líquidos e localizadas na região da Alemoa, na Margem Direita do complexo marítimo. O projeto visa facilitar o acesso de cargas à unidade, reduzindo os custos logísticos nesses transportes.
O plano foi anunciado pelo presidente da Ultracargo, Décio Amaral, na tarde desta segunda-feira (20), em visita à sede do Grupo Tribuna. Ele foi recebido pelo diretor-presidente da TV Tribuna, Roberto Clemente Santini, pelo diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, pelo diretor de conteúdo do Grupo Tribuna, Alexandre Lopes, pelo diretor comercial, Demétrio Amono, e pela gerente de projetos e Relações Institucionais, Arminda Augusto.
Amaral estava acompanhado pela gerente de Sustentabilidade e Comunicação da Ultracargo, Fernanda Guedes, pelo gerente executivo de Operações Sudeste, Leopoldo José Gimenes, e pelo diretor de Operações, Flavio Jacociunas.
Atualmente, o terminal da Ultracargo em Santos conta apenas com acesso rodoviário. Ao ganhar uma linha ferroviária exclusiva, ligada à malha que serve o cais santista e, a partir dela, às ferrovias que chegam às zonas produtoras do Centro-Oeste, o terminal poderá ampliar as áreas atendidas no Brasil, explicou Décio Amaral.
De acordo com o executivo, o projeto será desenvolvido nos próximos dois anos. O terminal da Ultracargo em Santos funciona em áreas da própria empresa, fora dos terrenos da União.