TES faz planos para novos investimentos até 2023

Já foram construídos oito silos com 35 metros de diâmetro e 45 metros de altura para a armazenagem de farelo de soja e grãos

Por: Da Redação  -  03/02/21  -  01:49
TES faz planos para novos investimentos até 2023
TES faz planos para novos investimentos até 2023   Foto: Alexsander Ferraz

Nos terminais Exportador de Santos (TES), Exportador do Guarujá (TEG) e de Exportação de Açúcar do Guarujá (TEAG), os 129 anos do complexo santista também serão comemorados com altos investimentos, conclusão de obras e início de novos projetos.


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No TES, a revitalização segue a todo vapor. Ao todo, foram aplicados R$ 400 milhões em recursos. A previsão é de que os serviços sejam finalizados em 2023. Dos 11 silos verticais planejados, oito já foram construídos com 35 metros de diâmetro e 45 metros de altura para a armazenagem de farelo de soja e grãos. Após conclusão da obra o terminal terá capacidade estática de 220 mil toneladas.


“Com as novas instalações, será possível ampliar as atuais 2,5 milhões de toneladas de grãos operadas anualmente. A ideia é que o volume cresça 80%, atingindo a marca de 4,5 milhões de toneladas”, prevê o gerente geral de Portos, Régis Prunzel.


Para atender as premissas de sustentabilidade e eficiência também serão instaladas correias 100% enclausuradas, que vão eliminar a emissão de particulados.


Outro destaque fica para a nova moega ferroviária, que entrou em operação no último dia 5 de outubro.
“É um equipamento novo, que aumentará a capacidade de recebimento, trazendo mais segurança e dinamismo para as operações com trens”, explica Prunzel.


As próximas fases contemplam a substituição total de todos os equipamentos e estruturas de transporte de grãos, a devolução dos ativos do armazém XLII para Autoridade Portuária e a reforma do armazém XL.


O projeto também inclui a substituição dos carregadores de navios por um equipamento moderno, que reduz a emissão de particulados e aumenta a produtividade do embarque, contribuindo de forma significativa para o meio ambiente e para a sustentabilidade das operações.


“A expectativa para 2021 é bem elevada, temos 60% da obra concluída, mas ainda temos um grande desafio a vencer, que é terminar a obra com esse novo cenário. Garantir que nossas pessoas estejam com saúde e em segurança é um grande desafio”


Ampliação


Durante a fase de ampliação, o TES investe na melhoria contínua da atual estrutura para promover uma operação sustentável e oferecer mais eficiência aos clientes. Desde 2016, já foram aplicados cerca de R$ 60 milhões em infraestrutura e adequações ambientais, que permitiram a movimentação de 2.545 milhões de toneladas de produtos como soja, milho e farelo de soja, em 2020.


A sustentabilidade é um valor estratégico para o desenvolvimento do TES. As atividades são realizadas sempre com atenção à responsabilidade ambiental e social, mantendo o diálogo e respeito com as comunidades diante aos anseios de reduzir conflitos.


“Nossa meta é garantir a excelência nos nossos serviços de escoamento portuário, constituindo um elo logístico essencial para a cadeia do agronegócio e reafirmando sempre nosso compromisso com o meio ambiente, com a segurança de nossas pessoas e com a disciplina operacional”, disse Prunzel.


TEG aposta em pera ferroviária


No TEG, que completou 10 anos em agosto do ano passado, o aumento da eficiência operacional será garantido por meio do projeto da Pêra Ferroviária que, em conjunto com o investimento do TEAG, irá oferecer maior agilidade e segurança à operação.


“Muitas pessoas nos ajudaram a chegar até aqui engajadas com segurança e eficiência. Isto nos permitiu completar uma década de muito trabalho, sucesso e realizações com a movimentação de mais de 50 milhões de toneladas de soja e milho. Conquistamos também, as aprovações necessárias para seguirmos com o projeto da pera ferroviária”, afirmou o gerente de portos, Régis Prunzel.


Com capacidade de armazenagem de 90 mil toneladas, aliada à logística verticalizada dos sócios Cargill e LDC, a diversidade de modais e a previsão de atracação são fatores fundamentais para que o terminal seja referência em performance no escoamento do agronegócio.


“Nosso objetivo é trabalhar de forma cada vez mais eficiente e sustentável, para garantir que o TEG seja uma das opções preferidas dos parceiros na cadeia de logística dos sócios, tornando-se um terminal diferenciado na prestação de serviço e no compromisso com a gestão ambiental e na relação Porto-Cidade”, comentou Prunzel.


Movimentação


Em 2020, foram movimentados 5.368 milhões de toneladas de grãos, entre soja e milho. Isto corresponde a cerca de 60 giros – vezes que o terminal preencheu a capacidade de armazenagem e embarcou todo produto.


“O ano de 2020 trouxe grandes desafios e novos olhares sobre o nosso dia a dia. Para atender à crescente demanda foi necessário fazer ajustes na operação, garantindo todos os protocolos de saúde e de rastreabilidade interna. Priorizamos sempre a saúde e a segurança de nossas pessoas, que estão de parabéns pelo compromisso em não deixarem o porto parar.”


TEAG inicia obras


Nos próximos meses, o TEAG dará início à primeira fase da obra, que vai gerar mais recursos e empregos para economia local. As atividades contemplam extensão e substituição dos ramais ferroviários com a construção da pêra em sinergia com o TEG, balança ferroviária, correia transportadora e readequação da infraestrutura elétrica.


O investimento de aproximadamente R$ 180 milhões trará importantes benefícios ambientais para a Cidade, com equipamentos de alta tecnologia, que garantem melhor eficiência e maior confiabilidade ambiental no controle de emissão de particulado.


Recentemente, o terminal assinou o compromisso com o órgão ambiental para adequar as operações em consonância com a legislação vigente.


“Estamos evoluindo para melhor atender. Teremos um ambiente cada vez mais seguro, seguindo o tripé da sustentabilidade em benefício a todos que tenham atividade atrelada aos terminais e na relação com a comunidade do entorno”, destacou o gerente de Portos, Régis Prunzel.


O projeto foi divido em quatro etapas. Ao ser finalizado, o terminal passará de 2,8 milhões para 5,5 milhões de toneladas por ano.


O terminal conta com uma área de 74,2 mil metros quadrados. Deste total, 71,4milhões correspondem ao pátio e o restante ao píer da instalação. Atualmente, a carga mais movimentada no TEAG, que fica na região de Conceiçãozinha, é o açúcar a granel.


Fora do período da safra do produto, também é possível a movimentação de soja e milho. Em 2020, o terminal movimentou 2.940 milhões de toneladas de granéis sólidos, registrando incremento de mais de 50%, se comparado com 2019.


"Fechamos o ano com um volume bom. Mesmo com todas as incertezas, conseguimos alcançar grandes resultados graças a dedicação das pessoas, que estiveram na linha de frente e não deixaram nossas operações pararem. A expectativa é de que a movimentação em 2020 seja parecida e seguiremos com o cuidado genuíno com o nosso time”, diz Prunzel.


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