TCU deve retomar na quarta-feira análise sobre privatização do Porto de Santos

A pauta prevê o retorno do assunto ao plenário

Por: Estadão Conteúdo  -  06/03/23  -  19:33
O governo Bolsonaro fez o primeiro leilão de autoridade portuária no início de 2022
O governo Bolsonaro fez o primeiro leilão de autoridade portuária no início de 2022   Foto: Flávio Hopp/AT

Apesar de o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, já ter descartado o projeto de privatização do Porto de Santos, o Tribunal de Contas da União (TCU) pode retomar o julgamento sobre o caso nesta quarta-feira, 8. No ano passado, o plenário da Corte começou a analisar o projeto do governo Bolsonaro com o voto do ministro Bruno Dantas, hoje presidente do tribunal. Em dezembro, contudo, três ministros - Walton Rodrigues, Benjamin Zymler e Vital do Rêgo - pediram vista e interromperam o julgamento. A pauta desta quarta-feira prevê o retorno do assunto ao plenário.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


No voto apresentado no ano passado, Dantas sugeriu que o governo Lula analisasse outras vendas de autoridade portuária antes de avançar com o leilão do maior complexo portuário da América Latina.


O governo Bolsonaro fez o primeiro leilão de autoridade portuária no início de 2022, quando vendeu a Codesa, companhia docas que administrava os portos de Vitória e de Barra do Riacho, no Espírito Santo.


O governo Lula não pretende reverter a privatização da Codesa, que já está sob nova administração, mas afirma que não irá repetir o formato em outros portos.


A pasta de Portos e Aeroportos estuda outras saídas para atrair investimentos privados nas autoridades portuárias públicas, sem a necessidade de vender essas estatais.


A concessão do canal de acesso e dos serviços de dragagem, por exemplo, é uma possibilidade cogitada. O responsável por essas políticas dentro da pasta foi nomeado oficialmente apenas na última sexta-feira, 3.


Escolhido para comandar a secretaria Nacional de Portos do Ministério, Fabrizio Pierdomenico já atuou no Porto de Santos como diretor nos primeiros mandatos de Lula, além de ter sido Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário e integrante do conselho da autoridade portuária de Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter