'Supernavio' da Marinha retorna a Santos e deve manter operações no litoral de SP

Atlântico aportou no cais santista para operações logísticas

Por: Anderson Firmino  -  04/03/23  -  16:34
A Operação Abrigo pelo Mar já apoiou a distribuição de quase 50 toneladas de donativos
A Operação Abrigo pelo Mar já apoiou a distribuição de quase 50 toneladas de donativos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Após dez dias ancorado na região de São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, para apoio às ações decorrentes da tragédia das chuvas dos dias 18 e 19 de fevereiro, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico está de volta a Santos, para procedimentos de reabastecimento, recebimento de gêneros alimentícios e água, além da retirada de lixo. A embarcação, que conta com mil militares, deve retornar na segunda-feira (6) para seguir com os trabalhos de apoio às demandas locais, especialmente nas regiões de Juquehy e Barra do Sahy.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Navio-Aeródromo Multipropósito está em Santos para operações logísticas
Navio-Aeródromo Multipropósito está em Santos para operações logísticas   Foto: Alexsander Ferraz/AT

"Mantemos nossa estrutura e pretendemos seguir por algum tempo, pois percebemos que algumas vias precisam ser desobstruídas, por exemplo, algo necessário para a retomada da vida normal, especialmente a atividade econômica, o comércio. Além disso, os atendimentos médicos ainda estão em um nível que ainda é necessária a nossa demanda", afirma o comandante do Grupo-Tarefa da Marinha que realiza a Operação Abrigo pelo Mar, contra-almirante Marcelo Menezes Cardoso.


Segundo ele, ainda estão em terra, na região de São Sebastião, cerca de 230 militares. Destaque para o hospital de campanha, próximo da marca de mil atendimentos realizados.


Navio dá apoio à na região de São Sebastião, onde estão cerca de 230 militares
Navio dá apoio à na região de São Sebastião, onde estão cerca de 230 militares   Foto: Alexsander Ferraz/AT

"Hoje, os atendimentos são, quase todos, de nível ambulatorial, que são importantes porque desafogam os hospitais públicos e permitem que seja dada prioridade a casos mais graves. Tivemos apenas dois casos de pacientes que precisaram ser removidos do hospital de campanha para um hospital público, mas sem gravidade", diz o contra-almirante, que também citou uma senhora com problemas ortopédicos, que precisou ser removida com uma aeronave.


Solidariedade

A Operação Abrigo pelo Mar já apoiou a distribuição de quase 50 toneladas de donativos. Segundo ele, a solidariedade da população e a ação efetiva da Marinha ajudaram a emprestar um sentimento de dever cumprido, em meio a um cenário de tristeza destruição.


"Vemos nossa participação como estratégica. A mensagem que passamos para a sociedade que a Marinha do Brasil tem se preparado e possui meios apropriados para atender a esse tipo de ajuda humanitária, uma remediação de desastres. Essa operação é importante para que a gente demonstre a importância de braço das Forças Armadas", finaliza o contra-almirante Cardoso.


Logo A Tribuna
Newsletter