Summit Cruzeiros reúne autoridades e especialistas do setor portuário nesta quinta-feira

Evento, do Grupo Tribuna, acontece a partir das 14 horas, em Santos

Por: Redação  -  18/11/21  -  10:37
Importância dos cruzeiros para o desenvolvimento regional e do País será um dos temas abordados
Importância dos cruzeiros para o desenvolvimento regional e do País será um dos temas abordados   Foto: Fernanda Luz

Representantes do poder público, de armadores e especialistas no setor de turismo têm um encontro marcado, nesta quinta-feira (18), para discutir, entre outras questões, a viabilidade de implantação de um novo terminal de passageiros no Porto de Santos, na região do Valongo. Este é um dos principais debates do Summit Cruzeiros, promovido pelo Grupo Tribuna, a partir das 14 horas.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O evento será transmitido pela internet, mas as inscrições estão encerradas. Os já cadastrados receberão o link antes do início das discussões.


A transferência das operações de cruzeiros marítimos para a região do Valongo será o tema do último painel do Summit, a partir das 16h50.


Hoje, as atracações dessas embarcações acontecem na região de Outeirinhos, no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais.


O contrato de arrendamento da empresa vai até 2038. Mas, o plano de revitalizar a área dos armazéns 1 ao 8, no Valongo, e transferir as atividades para aquela região é antigo.


Sobre o tema, os debates terão a participação do diretor de Gestão e Modernização Portuária do Ministério da Infraestrutura, Otto Burlier, do presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, do presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz e do prefeito Rogério Santos, além do conselheiro da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), Eduardo Lustoza, do consultor e especialista em Turismo, Alexandre Nunes, e do economista e sócio da Agência Porto Consultoria Portuária e Empresarial, Fabrizio Pierdomenico.


Inicio
Os trabalhos do Summit Cruzeiros serão iniciados pelos parlamentares da região.


Participarão a deputada federal Rosana Valle (PSB) e o deputado estadual Tenente Coimbra (PSL). Ambos atuaram no processo de liberação da temporada de cruzeiros marítimos, interrompida por mais de 20 meses, por conta da pandemia de covid-19.


Foi necessária uma avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabeleceu regras para evitar contaminações a bordo.


Às 15 horas, terá início o primeiro painel com um debate sobre a importância dos cruzeiros para o desenvolvimento regional e do País.


Haverá a participação remota do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e debates com o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, o deputado federal Herculano Passos, além do jornalista especializado no setor de cruzeiros, Daniel Capella, do presidente da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), Marcos Antonio de Carvalho Lucas, e o presidente da Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT), Carlos Eduardo de Almeida Silveira.


Após uma pausa, o evento será retomado às 16h20, com a palestra da diretora geral da Norwegian Cruise Line Holding, Estela Farina. A executiva vai abordar as incertezas no setor de cruzeiros no cenário pós-pandemia de covid-19, a necessidade de mudanças de rota das embarcações e as demandas futuras do setor.


Logo A Tribuna
Newsletter