Summit 5.0 reúne especialistas para debater futuro do Porto em Brasília

Evento, promovido pelo Grupo Tribuna, terá como foco a integração logística no século 21

Por: Redação  -  20/10/21  -  08:27
 Autoridades e empresários discutirão o futuro do complexo santista durante o Summit
Autoridades e empresários discutirão o futuro do complexo santista durante o Summit   Foto: Carlos Nogueira/AT

Integração logística e tecnologia são os temas do Summit Portos 5.0, que acontece nesta quinta-feira (21), em Brasília. Promovido pelo Grupo Tribuna, o evento contará com a participação de especialistas e autoridades, incluindo parlamentares presentes e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, por vídeo.


O evento será realizado das 13h30 às 18 horas, em formato presencial, no B Hotel, na capital federal. No entanto, há a possibilidade de assistir a transmissão remota. Basta fazer a inscrição através do site.


A abertura do evento ficará por conta do presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT), deputado federal Carlos Chiodini, além do presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), senador Wellington Fagundes, e o coordenador da Câmara Temática de Portos Frenlogi, deputado Julio Lopes.


O primeiro painel vai abordar a estabilidade jurídica e a segurança dos investimentos. Sobre isso, os debates serão realizados pelo advogado Cassio Lourenço, além do economista Gesner Oliveira e da secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier.


Redução de burocracia e legislação responsiva serão abordados em seguida, às 15h25. O tema será abordado pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery e pelo coordenador geral de Infraestrutura do Tribunal de Contas da União (TCU), Manoel Moreira, além do diretor de Investimentos da TIL e presidente do Conselho de Administração da Brasil Terminal Portuário (BTP), Patricio Junior, do Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Dragabras, Disney Barroca.


Após uma pausa para o coffee break, arranjos produtivos e sincromodalismo no setor portuário serão debatidos. Sobre este tema, os consultores Cesar Mattos, Luis Claudio Montenegro e Adalberto Vasconcelos farão suas considerações. Representando a OCDE, estará presente Camila Sanson.


Às 17h30, haverá uma palestra do professor Peter De Langen. O tema serão os arranjos produtivos para a cadeia de contêineres. Em seguida, a competitividade no mercado de caixas metálicas será abordada por autoridades como o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, pela diretora da Antaq, Flavia Takafashi e pelo secretário de Fiscalização de Infraestrutura Portuária e Ferroviária (Seinfra) do TCU, Bruno Martinello Lima, além do ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Alexandre Barreto.


O encerramento abordará a cadeia logística integrada, em uma palestra do Chefe de Prevenção de Perdas para Transporte do Mercado Livre Brasil, Anderson Fagundes. Às 19 horas, haverá um coquetel para os presentes.


Logo A Tribuna
Newsletter