Melo foi reeleito para o segundo mandato à frente do sindicato (Jose Luiz Borges/Divulgação) O presidente reeleito do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos e Região (SDAS), Carlos Melo, tem entre os principais desafios para o novo mandato de quatro anos (2026-2029) construir uma agenda propositiva que estimule a participação efetiva dos associados nas discussões e nos diálogos sobre aprimoramento e capacitação profissional, mantendo um sindicato de portas abertas para todos. “A ideia é fomentar cursos, palestras e workshops voltados à capacitação do despachante aduaneiro, preparando nossa categoria para esta nova era digital de inovação, modernização e transformação tecnológica”, explica. Eleição A eleição de Melo para o segundo mandato como presidente do SDAS ocorreu na sede da entidade, no Centro de Santos, no último dia 11. Líder da Chapa 1 (SDAS para frente, sempre!), ele teve 322 votos dos 450 associados que compareceram. Antonio Henrique Medeiros Duarte, candidato pela Chapa 2 (Integração), recebeu 118. O pleito ainda registrou dez votos nulos. “Tenho muito orgulho dos avanços que conquistamos no Sindicato. Reafirmo meu compromisso de seguir humanizando a entidade, fortalecendo cada associado e construindo um SDAS cada vez mais ético, sólido, atuante e verdadeiramente participativo”, afirma Melo. Outros planos envolvendo o sindicato são a mudança do estatuto social, a implantação da Farmácia Solidária, que apoiará aposentados e associados por meio da doação e redistribuição de medicamentos, além da reformulação dos grêmios recreativos, para novos formatos de lazer e sustentabilidade financeira.