Santos e Antaq fazem reunião sobre desestatização e relação do Porto com a Cidade

Diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Eduardo Nery estará nesta sexta-feira (24) no Município

Por: Maurício Martins  -  24/06/22  -  12:12
Atualizado em 24/06/22 - 15:03
O tema do encontro é a relação entre o Porto e a Cidade e a desestatização da gestão do cais santista
O tema do encontro é a relação entre o Porto e a Cidade e a desestatização da gestão do cais santista   Foto: Divulgação/Santos Port Authority

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, estará nesta sexta-feira (24) em Santos para uma reunião com o prefeito Rogério Santos (PSDB), às 15 horas, na Prefeitura. O tema do encontro é a relação entre o Porto e a Cidade e a desestatização da gestão do cais santista. O objetivo é que a Administração Municipal esteja informada de todos os detalhes do processo e que possa colaborar com sugestões.


“Vamos ouvir da Prefeitura quais são suas principais perspectivas, impressões e sugestões em relação às operações do Porto de Santos e o que pode ser melhorado na relação Porto-Cidade. Isso é algo importantíssimo para os serviços de transporte aquaviário. A Antaq, enquanto responsável pela regulação e pela melhoria da qualidade dos serviços prestados ao usuário, tem essa missão. Essa interação com a Prefeitura é fundamental”, explica Nery.


Na semana passada, o diretor-geral da Antaq esteve junto com integrantes da Prefeitura, empresários e outras autoridades em Roterdã, na Holanda. A comitiva Porto & Mar, organizada pelo Grupo Tribuna, cumpriu agenda técnica na cidade portuária holandesa e participou do TOC Europe, um dos maiores eventos do mundo no setor. Nery foi um dos palestrantes no inédito painel brasileiro criado pelo Grupo Tribuna no TOC.


“Essa aproximação com a Prefeitura se iniciou em Roterdã, onde tivemos a participação de secretários municipais (Flávio Jordão, de Governo, e Júlio Eduardo dos Santos, de Assuntos Portuários). Ali já se estabeleceu esse contato e o compromisso de maior aproximação entre Antaq e Prefeitura”, destaca o diretor da Antaq.


Na reunião também será discutido o que pode ser melhorado em relação ao modelo de concessão do Porto. “A Prefeitura já apresentou contribuições que estão sendo analisadas, mas nada melhor do que uma reunião presencial para colher as percepções”, diz Nery.


Críticas

Recentemente, o prefeito de Santos fez críticas ao andamento da privatização do Porto. Segundo ele, a Cidade não estaria sendo ouvida no processo. Rogério ameaçou até entrar com ação judicial para travar desestatização.


Procurado nesta quinta-feira (23), o prefeito não falou com a Reportagem “devido a compromissos pré-agendados”, segundo sua assessoria. A Prefeitura informou que a reunião com a Antaq ocorre após “ter enviado dois ofícios à agência questionando pontos do processo de privatização do Porto".


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter