Rumo inaugura operação da ferrovia Norte-Sul

Corredor ferroviário liga Goiás ao Porto de Santos

Por: Da Redação  -  04/03/21  -  09:40
Atualizado em 04/03/21 - 17:47
Novo trecho criará um corredor ferroviário entre Goiás e Santos
Novo trecho criará um corredor ferroviário entre Goiás e Santos   Foto: Divulgação

Será inaugurado nesta quinta-feira (4), o trecho de 172 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, entre São Simão (GO) e Estrela D'Oeste (SP). A solenidade marca o início do corredor ferroviário ligando Goiás ao Porto de Santos. Estão previstas as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A cerimônia será realizada no terminal localizado no Parque Industrial de São Simão. Esse trecho da Norte-Sul é operado pela Rumo, que arrematou, em março de 2019, os tramos central e sul da ferrovia. 
Com duração de 30 anos, o contrato compreende 1.537 quilômetros de linhas férreas entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste, que estarão 100% operacionais até o fim de julho. 


Em Estrela D’Oeste, a Norte-Sul liga-se à Malha Paulista, criando um extenso corredor ferroviário com potencial de captação de cargas do Centro-Oeste e do Centro-Norte e que deságua no Porto de Santos. 


No cais santista, a expectativa é que, quando o trecho da Norte-Sul estiver 100% operacional, o Porto receba ao menos 3 milhões de toneladas de grãos adicionais por ano. Além disso, a Norte-Sul contribuirá para melhorar a eficiência da logística ferroportuária, com a perspectiva de migração de 5 milhões de toneladas (4 milhões de grãos e 1 milhão de açúcar) do modal rodoviário para o ferroviário.


Leilão


A Rumo ofereceu R$ 2,7 bilhões, ágio de 100,92% em relação ao valor de outorga mínimo estabelecido pelo Governo Federal no leilão da Norte-Sul. A ferrovia começou a ser construída em 1987, projetada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro e integrar de forma estratégica o território nacional. 


Logo A Tribuna
Newsletter