Quase 5 mil passageiros do MSC Seaview recebem vacinas contra o sarampo

Imunização da tríplice viral (sarampo,caxumba e rubéola) é realizada em 4.700 pessoas

Por: De A Tribuna On-line  -  23/02/19  -  13:17
Vacinação em tripulantes foi recomendada pelo Ministério da Saúde
Vacinação em tripulantes foi recomendada pelo Ministério da Saúde   Foto: Prefeitura de Santos/ Divulgação

O Porto de Santos recebeu, na manhã deste sábado (23), o navio de cruzeiro MSC Seaview que, recentemente, confirmou casos de sarampo em seus tripulantes. Por recomendação do Ministério da Saúde, autoridades de saúde federal, estadual e municipal vão vacinar cerca de 4.700 passageiros contra o sarampo, caxumba e rubéola.


A medida foi programada após o Instituto Adolfo Lutz, do governo estadual, confirmar 13 casos de sarampo entre tripulantes no último sábado (16). Os passageiros irão embarcar para seguir viagem no cruzeiro de quatro dias até Balneário Camboriú (SC). O navio tem previsão para zarpar do complexo marítimo santista às 19h.


A vacina contra o sarampo não é recomendada para crianças com menos de seis meses de idade, gestantes e pessoas acima dos 60 anos. Todos eles receberão certificado de dispensa da vacinação para embarcar. Os passageiros já vacinados estarão dispensados da aplicação da dose. Quem estiver apto, mas recusar à imunização deverá assinar um termo de responsabilidade. 


Caso


Na última quarta-feira (20), uma megaoperação vacinou mais de oito mil passageiros do Seaview, entre os desembarcados e embarcados. A ação foi realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável pelo controle sanitário em áreas portuárias, pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da operadora MSC Cruzeiros e Terminal Concais. 


Logo A Tribuna
Newsletter