Presidente da Autoridade Portuária de Santos quer reabertura urgente do Museu do Porto

Anderson Pomini também considera fundamental a implantação de um programa permanente de visitação de áreas portuárias

Por: Bárbara Farias  -  21/04/23  -  18:27
Pomini pretende implantar projetos com agilidade
Pomini pretende implantar projetos com agilidade   Foto: Sílvio Luiz/AT

O novo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, considera urgentes em sua gestão “a reabertura do Museu do Porto, do antigo Café, que era referência como ponto turístico” e a implantação de “um programa permanente de visitação dessas áreas portuárias”, voltado aos “estudantes e turistas”. Ele assumiu nesta quinta-feira (20) o comando da APS junto com a nova diretoria, prometendo prioridade para o túnel submerso Santos-Guarujá.


Pomini disse ainda que a principal reclamação que ouviu é de que o “Porto sempre esteve de costas para a população, para as cidades. Os santistas enxergam o Porto de Santos como um ônus e não como um bônus. Então, chegou o momento histórico de integrar o Porto com os interesses dos moradores”, enfatizou.


Em entrevista coletiva nesta quinta, ele garantiu que a Autoridade Portuária será mantida como órgão estatal, encerrando a possibilidade de concessão da companhia à iniciativa privada, como desejava a antiga gestão federal, no processo de desestatização que acabou não sendo concluído. Mas a concessão de serviços de zeladoria do Porto de Santos está no radar de Pomini.


"Vamos dar continuidade aos processos de concessão dos terminais, dos serviços de dragagem por um período maior, atender às necessidades de evolução tecnológica, melhorar a zeladoria do Porto e seus acessos, viabilizar o túnel Santos-Guarujá e a revitalização do cais do Valongo. Já estou em contato com as principais lideranças do setor, conforme orientação do ministro Márcio França”.


Em busca de alternativas à proposta de desestatização, o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico, apresentou no 1º Encontro Porto & Mar 2023, promovido pelo Grupo Tribuna na terça-feira (18), a sugestão de criação de um condomínio portuário, formado pelas empresas que atuam no complexo, para a gestão de serviços de zeladoria, como a dragagem.


Experiência jurídica
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, ressaltou a importância da experiência jurídica do novo presidente da APS para destravar questões relevantes, como o túnel. Anderson Pomini foi secretário de Justiça da Prefeitura de São Paulo em 2017 e 2018, é pós-graduado em Direito Constitucional e Eleitoral e mestre e especialista em Direito Político e Econômico.


“Temos várias situações no Porto que dependem de soluções jurídicas e que exigem capacidade de diálogo, algo que Pomini tem plenas condições de encontrar, sempre valorizando a importância desta companhia, que fazemos questão de chamar de Autoridade Portuária de Santos”, destacou, em referência à mudança no nome da companhia, que até então vinha sendo chamada de Santos Port Authority (SPA).


Logo A Tribuna
Newsletter