Porto turco fecha e afeta exportações brasileiras pelo Porto de Santos

Após o terremoto que sacudiu parte da Turquia, algodão nacional é desviado a outro porto do país

Por: Bárbara Farias  -  22/02/23  -  17:15
O Porto de Mersin está recebendo as cargas de algodão do Brasil
O Porto de Mersin está recebendo as cargas de algodão do Brasil   Foto: Porto de Mersin/Divulgação

Os exportadores brasileiros de algodão estão desviando as suas entregas para o Porto de Mersin, na Turquia, após o fechamento do Porto de Iskenderun, no sul turco. Principal destino das exportações de algodão do Brasil, o complexo portuário foi atingido por um incêndio no último dia 7, em decorrência do terremoto que devastou a Turquia e a Síria, na madrugada do dia 6. Os tremores alcançaram magnitude 7,8 e deixaram mais de 45 mil mortos nos dois países.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo o presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Miguel Faus, entre julho de 2022 e janeiro de 2023, foram embarcadas 111 mil toneladas do produto para a Turquia, mas ainda não é possível estimar os impactos após o fechamento do Porto de Iskenderun.


“Os últimos embarques ainda não chegaram ao destino, mas a queda do número de envios para a Turquia deve ser significativa em curto e médio prazos, pois não sabemos ainda quanto tempo levará para a indústria voltar a operar em condições pré-terremoto”.


Devido ao terremoto, as cargas já estão sendo desviadas para o Porto de Mersin. “As cargas que chegam na Turquia estão sendo desviadas para o Porto de Mersin. O problema é que este porto é menor, na comparação com Iskenderun, e já está congestionado. Algumas cargas começam a ser desviadas para outros destinos do Médio Oriente”.


Sobre possíveis perdas de receitas do setor devido ao incidente, Faus salientou que no momento, ainda é cedo para esta estimativa, mas devem ser importantes para todo o setor, principalmente para a indústria têxtil da Turquia, mercado importante que consome 1,8 milhão de toneladas por ano de algodão, sendo 1 milhão de toneladas de origem estrangeira.


Portos


O Porto de Santos escoa 96% do volume de algodão de exportação do País, seguido de Paranaguá (PR), Salvador (BA) e Manaus (AM). Contudo, o complexo santista não registrou saída do produto para a Turquia no período entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023.


“Os embarques de algodão pelo Porto de Santos tiveram como destinos Estados Unidos, Colômbia, Uruguai, China, Índia, Marrocos, Panamá, República Dominicana, Singapura e Argentina. Não houve embarque com destino à Turquia”, afirmou o diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque.


Contudo, Roque avaliou que “esse incêndio e o desvio de rota provocarão um gargalo operacional no Porto de Mersin”. Ele lembrou que o Brasil é o segundo maior exportador mundial de algodão, atrás somente da China.


“Nos últimos anos, o Brasil passou a Índia e se tornou o segundo maior exportador de algodão. Os exportadores brasileiros procurarão outros portos alternativos na Turquia, já que os embarques ocorrem em contêineres, pois se trata de uma mercadoria que entra em combustão espontânea em contato com a água e é de alto risco no transporte se embarcada solta”.


Logo A Tribuna
Newsletter