Porto: Santos quer R$ 40 milhões de Estado e União para novo viaduto

Projeto interligando a Via Anchieta à Alemoa precisa de verbas; associação de terminais vai bancar estudo

Por: Maurício Martins  -  03/08/21  -  16:33
 ABTTC assinou nesta segunda-feira (2) um protocolo de intenções com a Prefeitura para doar um “projeto funcional” do novo acesso
ABTTC assinou nesta segunda-feira (2) um protocolo de intenções com a Prefeitura para doar um “projeto funcional” do novo acesso   Foto: Luciana Moledas/TV Tribuna

A Prefeitura de Santos pretende pedir verbas para os governos Federal e do Estado para viabilizar a construção de um novo viaduto da Via Anchieta para a Alemoa. O valor estimado é entre R$ 30 e R$ 40 milhões. Associação Brasileira de Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC) assinou nesta segunda-feira (2) um protocolo de intenções com a Prefeitura para doar um “projeto funcional” do novo acesso.


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Assim que a ABTTC concluir esse estudo, o prefeito Rogério Santos (PSDB) pretende levá-lo para análise da Agência de Transportes do Estado (Artesp). Após confirmação da viabilidade, a ideia é que Governo Estadual faça os projetos básico e executivo e, depois, divida os custos da obra com a União.


O projeto tem como objetivo facilitar o tráfego de caminhões com destino ao Distrito Industrial da Alemoa, reduzindo a concentração desses veículos no Viaduto da Alemoa. Seria implantada uma rota de saída com viaduto da área de terminais, partindo da Avenida Doutor Alberto Schweitzer e chegando à Marginal da Anchieta.


“A ABTTC vai desenvolver um projeto, ao custo aproximado de R$ 200 mil, e doar para a Prefeitura, em aproximadamente 40 dias. É um projeto funcional, para que depois a gente consiga desenvolver os projetos básico e executivo. É um estudo inicial, mas importante para o poder público pleitear recursos. Foi assim que fizemos na entrada da Cidade”, diz o prefeito.


Rogério afirma que a obra é de extrema importância. “Temos que lembrar do incêndio na Alemoa, em 2015, que parou o Brasil. É impensável que o maior porto da América do Sul tenha apenas uma entrada e uma saída. Essa diversidade logística é necessária”.


Anteprojeto completo


O presidente da ABTTC, João Ataliba de Arruda Botelho Neto, afirma que o novo acesso descongestionaria o atual sistema e seria facilmente implantado, sem necessidade de desapropriações, por exemplo. “Estamos oferecendo um anteprojeto completo, com cálculo de tráfego e desenhos, de uma nova saída no final da Alemoa com a Anchieta, interligando com o novo viaduto construído na entrada de Santos”, diz.


Segundo Botelho Neto, a obra é absolutamente necessária. “Isso vai gerar um grande desenvolvimento, novos empregos, novas empresas instaladas na região, que hoje não vêm por essa dificuldade de acesso. O Porto e Santos é a alma do Brasil, temos que nos unir em torno disso”.


Para ele, há todo interesse dos governos Estadual e Federal em fazer a obra. “Isso vai ao encontro da política do governo (Jair) Bolsonaro (sem partido), e o governador (João) Doria (PSDB) também verá isso com muito bons olhos. Um consóricio é o que vai acabar ocorrendo”.


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