Porto de Santos terá sistema simplificado, agilizando exportações e importações

Protótipo deve entrar em funcionamento em dois meses, e deve reduzir em até 40% as etapas necessárias para uma operação

Por: Fernanda Balbino  -  27/01/22  -  13:15
Projeto que deve tornar os processos mais ágeis no Porto de Santos foi retomado em setembro de 2021
Projeto que deve tornar os processos mais ágeis no Porto de Santos foi retomado em setembro de 2021   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Após uma revisão orçamentária, a implantação do projeto Sistemas Comunitários Portuários (Port Community Systems, PCS, em inglês), que prevê reduzir em até 40% as etapas necessárias para uma operação no Porto de Santos, entrou em sua reta final. A previsão é de que, até o fim de março, seja entregue um protótipo do sistema, a conclusão do mapeamento dos processos portuários e um plano de negócios com os modelos financeiro, de governança e de operação da plataforma.


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O PCS é uma iniciativa do Prosperity Fund – fundo de investimento britânico a países em desenvolvimento. Ele prevê a criação de uma plataforma digital que integrará sistemas de controle de órgãos federais ligados ao setor portuário. Também estão previstas mudanças nos processos e, com isso, espera-se reduzir em um dia o tempo necessário para exportações e em dois dias para importações.


O protótipo do PCS, que inclui uma versão aperfeiçoada do processo de chegada, atracação, desatracação e partida do navio, já está disponível para teste pelos atores da comunidade portuária. Além disso, o programa disponibilizará um padrão nacional para PCS e o código fonte do sistema, que permitirão seu uso por qualquer porto brasileiro.


Outra entrega do programa é o plano de negócios do PCS, com os modelos financeiro, de governança e de operação do sistema. Para elaborar a proposta, o programa tem mantido conversas com Autoridade Portuária, armadores, terminais, operadores portuários, agentes marítimos, despachantes aduaneiros e práticos.


“Nas conversas que temos mantido com os atores, temos apresentado os principais modelos de governança e de operação de PCS em portos internacionais. Há uma potencial convergência de interesses em torno de um ou dois modelos, que nos parecem mais aderentes à realidade de Santos”, afirma Diego Bonomo, líder do programa na Palladium – consultoria internacional contratada pelo governo britânico para executar o projeto.


Prazos
Segundo Bonomo, após uma interrupção, o projeto foi retomado em setembro do ano passado e tem término previsto para março, mês em que chega ao fim o ano fiscal britânico.


O lapso temporal se deu em razão da revisão orçamentária. Com o novo orçamento aprovado em julho, os contratos foram assinados em agosto e a implementação iniciada no mês seguinte.


“Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento e implantação de uma ferramenta de ponta no Brasil, que beneficie o Porto de Santos e possa ser replicada pelas autoridades brasileiras em qualquer outra comunidade portuária após o encerramento deste programa do governo britânico”, afirma Peter Wilson, embaixador do Reino Unido no Brasil.


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