Porto de Santos recebe três navios da Marinha do Brasil

Embarcações participam de operação de treinamento e não serão abertas à visitação pública

Por: Fernanda Balbino  -  01/02/21  -  21:36
Atualizado em 01/02/21 - 22:05
Embarcação V34 - Barroso
Embarcação V34 - Barroso   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Três embarcações da Marinha do Brasil chegaram ao Porto de Santos, nesta segunda-feira (1º), com cerca de 1,2 mil militares. O navio-aeródromo multipropósito Atlântico, a corveta Barroso e o navio doca multipropósito Bahia estão sendo utilizados para exercícios militares durante a Operação Aspirantex 2021 e devem permanecer no cais santista até amanhã de manhã. Não haverá visitação pública.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A operação foi iniciada no último dia 14 e será concluída na próxima sexta-feira. Ela é realizada na área marítima compreendida entre as regiões Sul e Sudeste do País. Além do Porto de Santos, também haverá uma escala no complexo portuário de Itajaí (SC).


Pela primeira vez, as aspirantes da Escola Naval poderão optar pelos corpos da armada e de fuzileiros navais, ampliando, assim, o número de oportunidades e possibilidades em suas carreiras. Anteriormente, elas eram, automaticamente, direcionadas para o corpo de intendentes.


Ao todo, 258 aspirantes da Escola Naval participam da Aspirantex para se familiarizar com a rotina e as tarefas características da vida a bordo. A ideia é vivenciar, na prática os aprendizados que obtiveram nos bancos escolares.


Embarcação G40 - Bahia
Embarcação G40 - Bahia   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Navios


O Atlântico tem 203,4 metros e foi projetado para as tarefas de controle de áreas marítimas, projeção de poder sobre terra, pelo mar e ar. Com tripulação de cerca de 900 homens, é apropriado, também, para missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, de evacuação de pessoal e em operações de manutenção de paz.


Em novembro do ano passado, ele passou a ser um navio-aeródromo. Segundo a Marinha, isso aconteceu porque a embarcação tem a capacidade de operar em seu convoo com aeronaves remotamente pilotadas e com aeronaves turbohélice de pouso vertical.


Por outro lado, a Corveta Barroso tem 103,4 metros de comprimento e foi concebida para defender áreas próximas e afastadas do litoral, atuando em conjunto com outras unidades de superfície ou aéreas, em ambiente de múltiplas ameaças. Com aproximadamente 180 tripulantes, ela é utilizada em missões de escolta a forças navais e comboios em áreas com ameaças aéreas, de superfície ou submarinas.


Já o navio doca Bahia tem 168 metros de comprimento e foi projetado para transportar tropas, veículos, helicópteros e munição, agindo em grandes áreas oceânicas e na proteção de plataformas marítimas de petróleo. No total, a embarcação pode transportar até 490 militares.


Embarcação A140 - Atlântico
Embarcação A140 - Atlântico   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Logo A Tribuna
Newsletter