Porto de Santos adere ao World Logistics Passport

Segundo a Autoridade Portuária, procurar novos caminhos é essencial para o crescimento do complexo marítimo

Por: Redação  -  26/10/21  -  14:23
 O WLP foi projetado para superar barreiras comerciais não tarifárias
O WLP foi projetado para superar barreiras comerciais não tarifárias   Foto: SPA/Divulgação

A Autoridade Portuária de Santos (APS) se tornou a primeira administradora portuária do Brasil a aderir ao World Logistics Passport (WLP), o Passaporte Mundial de Logística, um programa de fidelidade do governo do Emirado de Dubai para aumentar as oportunidades de comércio entre os mercados emergentes.


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Segundo a APS, o objetivo da estatal é, por meio do Programa WLP, disponibilizar vantagens para clientes e usuários que se disponham a incrementar suas operações e, com isso, fomentar novos negócios. O WLP foi projetado para superar barreiras comerciais não tarifárias, como a ineficiência logística que atualmente limita o crescimento do comércio entre os mercados em desenvolvimento.


O diretor presidente da APS, Fernando Biral, explica que o planejamento traçado para o Porto de Santos até 2040 leva em consideração a necessidade de um aumento aproximado de 50% da sua capacidade operacional, elevando-a para 240,6 milhões de toneladas anuais, para atender à movimentação de 100% das cargas localizadas na sua zona de influência. Para isso, estão previstos investimentos maciços em seus acessos rodoferroviários e uma maior participação da ferrovia no transporte dessas cargas, elevando-a dos atuais 33% para 40% nas próximas duas décadas. “Esse planejamento requer uma abertura mais ampla a novos mercados e uma logística eficiente. E parcerias como essa com o WLP são estratégicas para que o Porto de Santos e o comércio exterior brasileiro se tornem cada vez mais atrativos a novos negócios”, afirma Biral.


“A Autoridade Portuária de Santos é um parceiro chave do WLP, que nos apoiará na atração de novos parceiros envolvidos nas operações portuárias, disponibilizando às empresas importadoras e exportadoras e agentes de carga vantagens e benefícios, aumentando assim a competitividade do porto”, explica Mike Bhaskaran, CEO da WLP.


Bhaskaran ainda complementa: “o benefício do nosso programa é a redução nos custos da cadeia logística e a agilização do fluxo de mercadorias, tornando-o mais eficiente, especialmente, na área de influência do Porto de Santos”.


Até agora, mais de 20 países fazem parte do programa. O WLP oferece a seus membros acesso a três níveis de benefícios (Silver, Gold e Platinum), fornecidos por uma gama de parceiros, que envolvem autoridades aeroportuárias, operadores portuários, aeroportos, operadores logísticos e serviços alfandegários, entre outros, essenciais para tornar as cadeias de suprimentos mais eficientes.


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