Porto das Naus será revitalizado e deve se tornar atração turística em São Vicente

Localizado no Bairro Japuí, próximo à Ponte Pênsil, patrimônio deve ganhar nova cara

Por: Bárbara Farias  -  08/02/23  -  08:15
Porto das Naus teria sido o primeiro trapiche alfandegário do Brasil, instalado por Martim Afonso de Sousa em 1532, ano da fundação da Vila de São Vicente
Porto das Naus teria sido o primeiro trapiche alfandegário do Brasil, instalado por Martim Afonso de Sousa em 1532, ano da fundação da Vila de São Vicente   Foto: Alexsander Ferraz

O Porto das Naus, localizado no Bairro Japuí, próximo à Ponte Pênsil, em São Vicente, deverá ser transformado em um equipamento turístico. O patrimônio histórico teria sido o primeiro trapiche alfandegário do Brasil, instalado por Martim Afonso de Sousa em 1532, ano da fundação da Vila de São Vicente.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A revitalização do patrimônio histórico foi discutida em reunião realizada domingo entre o deputado estadual Caio França (PSB), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode).


Erguido na Área Continental do município, o Porto das Naus compreende, atualmente, as ruínas de um engenho de açúcar quinhentista, que supostamente foi construído sobre os alicerces e paredões do antigo trapiche.


Segundo Caio França, o objetivo é transformar o Porto das Naus em um equipamento turístico para a cidade. “Ainda é embrionário, mas a ideia é aproveitar todas as frentes: gastronomia, pesca, visitação etc.”


Caio avalia o impacto sobre a região. “O Bairro Japuí e o Parque Prainha serão beneficiados pela revitalização de um espaço que atualmente encontra-se abandonado e fica próximo à Ponte Pênsil”.


Prefeito de São Vicente entre 1997 e 2004, o ministro Márcio França sinaliza interesse em contribuir com a revitalização. Mas, questionado se o Governo Federal destinará investimentos para as obras, respondeu, em nota, apenas que nesse primeiro encontro foi discutida a viabilidade do projeto.


“Foi a primeira visita em conjunto ao local para estudar a viabilidade de projetos para este recanto. Todos os demais passos e detalhes estão sendo discutidos”, afirmou.


O prefeito Kayo Amado disse que será firmada uma parceria entre Município, Estado e União. “Nossa missão é elaborar o projeto e apresentar ao ministro, que se dispôs a buscar os recursos para a execução”.


Sítio arqueológico


No último dia 24 de janeiro, em visita ao espaço no Japuí para realizar um levantamento de campo no sítio arqueológico, o arqueólogo e coordenador do Laboratório de Arqueologia do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco, Marcos Albuquerque, declarou estar convicto de que o Porto das Naus era um trapiche alfandegário. “Tudo indica que seja ali”, comentou na ocasião.


Ele visitou o sítio arqueológico a convite da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Universidade Católica de Santos (UniSantos).


Patrimônio histórico nacional


Segundo informações da Prefeitura de São Vicente, o Porto das Naus foi declarado Monumento Nacional pela Lei Federal 1.618-A, de 6 de junho de 1952. Já em 17 de janeiro de 1955, foi tombado pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) e, em 30 de março de 1982, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).


Logo A Tribuna
Newsletter