Passageiros de cruzeiro serão vacinados contra o sarampo em Santos

Medida visa imunizar tripulação e turistas após confirmação de seis casos da doença no navio MSC Seaview

Por: De A Tribuna On-line  -  19/02/19  -  19:31
  Foto: Divulgação

Cerca de 10 mil passageiros e tripulantes do navio MSC Seaview serão vacinados contra o sarampo pela Prefeitura de Santos e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A imunização será realizada na manhã desta quarta-feira (20), na embarcação que atracou no Porto semana passada e retornará a Santos após passar por Camburiú (SC).


Seis casos da doença foram confirmados após análise de exames pelo Instituto Adolfo Lutz, na manhã desta terça-feira (19). Profissionais do Departamento de Vigilância de Saúde (DVS) e outros setores pertencentes à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) serão enviados para realização do bloqueio da doença em conjunto com a Anvisa.


Uma vistoria na embarcação foi realizada no último sábado (15). Três médicos e seis profissionais de enfermagem avaliaram 13 casos suspeitos de rubéola, os quais não foram confirmados pelo instituto. A Anvisa determinou que o navio seguisse viagem para Santa Catarina, mas que os passageiros ficassem em isolamento. Ao todo, 1.300 pessoas foram imunizadas durante a passagem em Camboriú.


A embarcação é capaz de abrigar 5.400 passageiros. Com isso, serão imunizados os turistas que descerão no terminal Concais e passageiros que irão embarcar no próximo cruzeiro.


Por meio de nota, a MSC informou que, nos últimos dias, um pequeno número de tripulantes do Seaview apresentou possíveis sinais de rubéola ou sarampo. Os tripulantes foram isolados em suas cabines, que estão sendo cuidadosamente limpas e higienizadas duas vezes por dia como medida adicional de segurança sanitária. Esses tripulantes foram imediatamente mantidos em observação, recebendo visitas diárias da equipe médica, estão em boa saúde e combatendo os sintomas.


A empresa também diz que, durante todo o processo, trabalhou em estreita colaboração com a Anvisa. Depois de concluir todos os procedimentos de inspeção padrão, o navio recebeu a liberação da Anvisa para continuar sua viagem, seguindo o seu itinerário, e não houve impacto para os hóspedes.


Toda a tripulação do navio foi vacinada. Conforme solicitado pela Anvisa, a MSC alertou todos os hóspedes a ficarem atentos a quaisquer sinais específicos de doença. O Centro Médico no navio está aberto aos hóspedes e um check-up médico específico para este tipo de doença é fornecido gratuitamente. Nenhum hóspede se reportou à equipe com sintomas de doença contagiosa e as operações do navio funcionam normalmente. A programação de navegação não foi afetada.


Logo A Tribuna
Newsletter