Operação da Marinha vistoria embarcações do Porto de Santos

Operação Ágata Arco Sul Sudeste já apreendeu uma embarcação, toneladas de pescado e drogas em um navio

Por: ATribuna.com.br  -  21/09/21  -  07:27
 Operação já apreendeu toneladas de atum e 152 kg de cocaína escondidos em um navio
Operação já apreendeu toneladas de atum e 152 kg de cocaína escondidos em um navio   Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

A Operação Ágata Arco Sul Sudeste continuará nos próximos dias. A ação, coordenada pelo Ministério da Defesa já apreendeu um barco pesqueiro, mais de 6 toneladas de atum e 152 quilos de cocaína escondidos em um navio. Nesta segunda-feira (20), foram inspecionadas embarcações que atuam nos serviços de limpeza de casco e dois cargueiros. As documentações serão avaliadas pelas autoridades do Porto de Santos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Estas análises serão feitas pelo Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Autoridade Portuária de Santos (APS), a estatal que administra o cais santista. Além de dados, há imagens já que suspeita de os navios estavam realizando limpeza irregular de porões.


A Ágata é articulada pelo Ministério da Defesa e tem mais de 2,1 mil pessoas destacadas para os trabalhos. Envolve órgãos como a Marinha do Brasil, através do Grupamento de Patrulha Naval Sul Sudeste (GPNSS), o Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal (PF), Receita Federal, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Agência Nacional de Inteligência (Abin).


Até agora, 147 embarcações foram inspecionadas, sendo 31 notificadas, sete apresadas e uma apreendida, resultando na apreensão de 6 toneladas de pescado. Além disso, foram apreendidos 152 quilos de cocaína a bordo de um navio no Porto de Santos.


Foram empregados na atividade o Navio Patrulha Guajará e o Aviso de Patrulha Marlin, do Grupamento de Patrulha Naval Sul Sudeste (GPNSS) Marinha do Brasil, a aeronave Posseidon, do Ibama, e uma lancha da Fundação Florestal.


 Segundo a Marinha, operação seguirá nos próximos dias
Segundo a Marinha, operação seguirá nos próximos dias   Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

Logo A Tribuna
Newsletter